OportunidadesOutros

Expocafé tem recorde de expositores

Expocafé 2014 6

Para a edição de 2015, a organização comemora o recorde histórico de expositores: serão 150 em 12 mil metros quadrados de área vendida

Com número recorde de expositores, a 18ª Expocafé começa na próxima quarta-feira (1º) e reunirá em Três Pontas, no Sul de Minas, integrantes de todos os elos da cadeia produtiva, do plantio à colheita. O objetivo do evento é democratizar o conhecimento e apresentar as mais recentes tecnologias para a produção cafeeira. O público é variado e chega de diferentes partes do Brasil, além de países da América Latina, América do Norte e Europa.

Para a edição de 2015, a organização comemora o recorde histórico de expositores: serão 150 em 12 mil metros quadrados de área vendida. “Este recorde no número de empresas que se juntam a nós só reforça a importância do evento, que é considerado o maior do País no agronegócio café. Ao longo dos três dias de feira teremos a oportunidade de conhecer o que há de mais novo em termos de tecnologia e maquinário disponíveis para todos os elos da cadeia produtiva de café no Brasil”, diz o Diretor-Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho.

Expocafé 2014 7

Produtores têm a oportunidade de conhecer funcionamento de máquinas e equipamentos voltados ao cultivo cafeeiro

A programação inclui feira com exposição de produtos e serviços focados no agronegócio café (maquinário em geral, secadores, tratores, guinchos hidráulicos, roçadeiras, adubadeiras, plantadeiras, podadeiras, motosserras, sopradores, pulverizadores, lavadores e derriçadeiras, entre outros); dinâmicas de campo coordenadas pela equipe técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que oferecem aos visitantes a oportunidade de acompanhar o funcionamento de máquinas e implementos e cursos e palestras gratuitos para o público.

“Nas estações de campo é possível saber mais sobre as máquinas e conhecer novas cultivares de café, além de materiais genéticos que estão em fase experimental e são resultantes do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Epamig”, explica o Presidente da Empresa, Rui da Silva Verneque.

Em sua 17ª edição, em 2014, a Expocafé reuniu 140 expositores e recebeu 22 mil visitantes, gerando negócios no valor de aproximadamente R$ 200 milhões.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

Antecedendo a Expocafé 2015, o Campo Experimental da Epamig recebe em sua tenda de eventos, no dia 30 de junho, o 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que reúne pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados brasileiros e representa oportunidade para intercâmbio de informações sobre tecnologia e produção mecanizada.

Expocafé 2014 5

Simpósio sobre mecanização da lavoura abrirá a Expocafé, a exemplo de anos anteriores

Sobre a Expocafé

A Expocafé acontece no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas. É realizada pela Cocatrel, Epamig e Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio da Prefeitura Municipal de Três Pontas. A promoção é da Café Editora, empresa com mais de 10 anos de atuação e especializada no mercado de cafés. O objetivo dos organizadores é contribuir para a promoção da melhoria de renda e da qualidade de vida do produtor rural, a geração de empregos e a fixação do homem no campo.

Café

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. Há cerca de 1.900 produtores divididos em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes permite que o País produza uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.

DCIM101GOPRO

Dinâmicas de Campo são uma das atrações da Feira

Entre os Estados produtores, Minas Gerais é o maior. Em 2014, a safra mineira foi de 22,6 milhões de sacas e a previsão é que a safra de 2015 seja de 23,3 milhões de sacas. As principais áreas produtoras no Estado são as seguintes: Sul de Minas e Centro Oeste; Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste; Zona da Mata, Rio Doce e Central; Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri. O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás de soja, carnes, produtos florestais e itens do complexo sucroalcooleiro. Os principais importadores do café brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. As exportações de café no Brasil alcançaram valor de US$ 1,7 bilhões nos três primeiros meses de 2015, número 36,18% superior ao registrado em igual período de 2014.

A Expocafé 2015 será realizada na Fazenda Experimental da Epamig (Rodovia MG 167, em Três Pontas, de 1 a 3 de julho das 8 às 18 horas. A entrada é de graça, exceto para o 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira cuja inscrição prévia deve ser feita pelo site http://expocafe.com.br.

Os Cursos e Palestras Gratuitos são os seguintes

1 – Degustação Comentada de Vinhos

Data 2/7, uma turma às 10 h e outra às 16 h. Local: Estande da Epamig. Vagas: limitadas, apenas para maiores de 18 anos.

Expocafé 2014 9

18ª Expocafé acontecerá de 1º a 3 de julho, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas – Município que tem sua economia e história diretamente ligadas ao cultivo

2 – Degustação Comentada de Azeites

Data 3/7,  uma turma às 10 h e outra às 14 h. Local: Estande da Epamig. Vagas: limitadas e gratuitas

3 – Novas Cultivares para Produção de Cafés Especiais

Data: 1 e 2/7, de 15 h às 16 h. Local: Tenda de Eventos da Expocafé. Vagas: limitadas

4 – Demonstrações de Métodos de Extração e Degustação de Cafés

Data: 1/7 – Métodos de preparo de café: diferentes métodos utilizados nas cafeterias do mundo. Local: estande da Cocatrel Vagas: limitadas

Data: 2/7 – Como preparar o café em casa: dicas de como deixar o café muito mais saboroso. Local: estande da Cocatrel. Vagas: limitadas

Data: 3/7 – Degustações comparativas: diferença de sabores entre café normal e café especial. Local: estande da Cocatrel. Vagas: limitadas

5 – Manejo Sustentável da Cafeicultura em Consórcio com Braquiária

Data: 2/7, às 10 h. Local: Tenda de eventos da Expocafé. Vagas: limitadas

6 – Monitoramento Nutricional do Cafeeiro Através da Análise Foliar

Data: 3/7, às 10 h. Local: Tenda de eventos da Expocafé. Vagas: limitadas

7 – Desenvolvimento Sustentável da Agricultura familiar

Data: 1, 2 e 3/7. Local: Estande da Emater-MG. Vagas: limitadas.

(Site Oficial da Expocafé/Fotos: Bruno Lavorato)

Previous post

Há vagas em Três Pontas

Next post

Em TP - Rotary, Rotaract e Interact Club têm novos Conselhos Diretores