Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

FECOM começa para ofertar bons negócios e fortalecer cadeia produtiva do café

Arlene Brito/Jessica Mesquita Silva

Foi aberta na manhã de hoje (6), a quarta edição da FECOM – Feira de Negócios Cocatrel Minasul. O evento, que se estende até quinta (8), traz oportunidades diferenciadas para os 11 mil cooperados das duas cooperativas situadas respectivamente em Três Pontas e Varginha. O cafeicultor encontra mais de 60 estandes com produtos que vão de um simples carrinho de mão a lançamento de colhedora – cuja tecnologia aplicada gera agilidade e economia. Para incentivar as compras, as cooperativas e empresas participantes oferecem descontos especiais, parcelamentos e até o sistema de barter, quando o produtor paga a aquisição na sua moeda: o café.

A expectativa de bons negócios prevalece em todo o ambiente e é sentida pelos recém-chegados e “velhos” parceiros. Presente na Feira desde a primeira edição, a TDI Máquinas Agrícolas, por exemplo, traz novidade, apostando que o resultado satisfatório será mais uma vez registrado. A Colhedora Electron Eletrônica Automotriz com Reservatório Fixo é a nova aposta da empresa. A máquina permite descarga com recebimento contínuo de café, ou seja, colheita e descarregamento são simultâneos, sem a necessidade de paradas. Descontos que podem chegar a até 10% ampliam a perspectiva de vendas.

Colhedora com reservatório fixo é novidade apresentada pela TDI

“Em toda participação em eventos como é a FECOM, temos um espelho nítido, sempre aparecem novos contatos e através deles fazemos negociações futuras. Para nós, participar é excelente. No ano passado o resultado foi muito bom e nossa expectativa é que continue assim. Com esta situação que o café vive hoje, a colheita mecanizada ainda é a saída para o produtor”, defende o empresário Themistocles Rodrigues dos Santos.

A TDI, com sede em Araguari e Três Pontas, disponibiliza cinco tipos de colhedoras, todas elas desenvolvidas para suprir às necessidades de redução do tempo e dos custos da colheita e que atendem às variações topográficas, podendo ser usadas em terrenos com até 30% de inclinação.  

Pelo segundo ano consecutivo, a Maindra Rise – Brasil aparece entre os apoiadores da FECOM. De acordo com o coordenador Comercial, Luiz Guilherme Francisco, a Minasul é uma das primeiras concessionárias da empresa homologadas no Sul de Minas. A parceria começou em março de 2017 e já foram colocados 80 tratadores da marca no mercado da região. “Na FECOM anterior, nós comercializamos em três dias, 25 máquinas. Desta vez, esperamos vender aqui na Feira 40 tratores”, antecipa.

Luiz Guilherme explica ainda que o sistema de barter possibilita 100% de financiamento em até quatro safras. Ilustra a facilidade, comentando que no estande estão tratores que podem ser pagos, inicialmente, com 56 sacas de café e com carência de até 12 meses. “Temos tudo para superar as vendas do ano passado. A marca tem sido bem vista e bem aceita na região. É a única que oferece cinco anos de garantia do equipamento”, destaca.

Artesanal

Meio à renomadas empresas do setor agrícola, vários trespontanos expõem e comercializam produtos artesanais. Cachaça, licor, doce e decoração estão entre os produtos que, com certeza, serão levados para casa pelos conterrâneos e visitantes de várias localidades sul-mineiras.

Cristiano, Carlos e Henrique – três gerações encontrando na FECOM oportunidade de expansão do negócio artesanal

Estar na FECOM é oportunidade de abrir mercado, acredita Cristiano Abreu Araújo. A fabricação da Cachaça Três Pontas foi iniciada pelo pai, Carlos Pereira Araújo, em 1984 e a família sabe que chegou a hora de expandir a oferta. “O nosso produto é muito bom, o envelhecimento é natural, todo feito em tonel de madeira, nada de envelhecimento forçado. O mercado está propício, o consumo de cachaça de qualidade cresce no Brasil inteiro, então temos que aproveitar. Acho que a Feira será para nós um sucesso”, fala o produtor com otimismo.

Produzida desde 1984, Cachaça Três Pontas estreia na Feira de Negócios Cocatrel Minasul

Atrações especiais 

Além de oferecer amplas opções de negócio para o cafeicultor de Três Pontas e região, a Feira proporciona momentos de lazer para toda a família, possibilitando o estreitamento de vínculos.

Mini animais

No primeiro dia do evento, o que mais chamou a atenção da garotada foi a Mini Fazenda Reino Encantado. No local, meninos e meninas puderam ver de perto animais de pequeno porte e conhecer um pouco mais sobre cuidados que eles exigem. A empresa de Alfenas estreia com sucesso na FECOM trazendo bovinos, equinos, caprinos – tudo em miniatura – e até lhamas.

“Para trabalhar com animais é preciso ter muito carinho e respeito por eles” (Ronaldo Fernandes)

Ronaldo Adriano Fernandes é motorista da empresa, coordena o estande e abre o espaço para um contato direto do público com os animais. Ele  conta que os pequenos são todos dóceis e que adoram um carinho, inclusive as exóticas lhamas. Na fazenda, revela, a reprodução acontece de forma natural. “Para trabalhar com animais é preciso ter muito carinho e respeito por eles. Os mini são calmos, estão aqui para serem apreciados”. Segundo o coordenador, alguns exemplares estão à venda. “Nossas expectativas são muito boas porque estamos aqui para mostrar o que temos de melhor”, completa.  

Para quem ainda não visitou o estande, ainda dá tempo: a Mini Fazenda ficará aberta durante toda a FECOM até às 19 horas.

Diversão! Garoto visitante curte um belo passeio na mini charrete

Happy hour

Para quem gosta de um bom bate-papo, acompanhado de comes e bebes, a FECOM irá atender neste quesito. Nos três dias, os visitantes poderão prestigiar apresentações musicais enquanto degustam os produtos da Cervejaria Trespontana e Chopp do Jean, empresas da cidade que prestigiam a Feira. No palco do barzinho se apresentam Athos Franklin (dia 6) , Bruno Alves (dia 7) e Wallace Naves (dia 8).

O happy hour acontecerá das 16 às 21 horas e para a criançada tem, entre as atrações, pula-pula.

Fala, presidente!

“O papel das cooperativas é interessante, é mostrar para os produtores inovações. O produtor deve analisar o que ele gastou de café para comprar determinado produto no ano passado e analisar o que ele vai gastar de produto café para comprar algum equipamento nesta quarta FECOM. E deve visitar os estandes, conversar com as empresas, observar os preços e fazer a conversão para café e, claro, negociar. Mesmo com o café em torno de R$ 100 abaixo do ano passado, o negócio pode ser muito interessante. As cooperativas estão colocando o equipamento à disposição do produtor e estamos torcendo para que os produtores possam realizar bons negócios”. (Francisco Miranda de Figueiredo Filho – presidente da Cocatrel)

“Nós tivemos grande sucesso nas edições anteriores e a expectativa nossa é muito grande em relação a esta. Juntas, Cocatrel e Minasul, nós ganhamos uma capacidade de escala grande, podemos comprar melhor e o interesse nosso é fornecer insumos para os nossos cooperados, para os nossos produtores de maneira bem saudável, de uma maneira que eles possam cuidar bem de suas lavouras e a custo aceitável, justo. Temos vendas à vista, vendas a prazo, barter, enfim, nessa escala que se ganha ao comprarmos juntos, conseguimos condições melhores para o produtor escolher aquela na qual melhor se adapte. O produtor não está sozinho, está com a família e a FECOM oferece a oportunidade de integração. Nossa intenção é atender aos anseios de toda a família, inclusive, temos a fazendinha – super atrativo para as crianças e, além disso, facilidade de alimentação, de conhecer as tecnologias, de ter um convívio que é muito importante”. (José Marcos Rafael Magalhães – presidente da Minasul)

Portas abertas

A FECOM está acontecendo no Espaço Cocatrel, que fica na Avenida Ipiranga, 1745 – Três Pontas. A entrada é de graça.

Neste ano, o evento traz a “Intercooperação no fortalecimento da cadeia produtiva” como tema e na terceira edição, as cooperativas concretizaram cerca de R$ 97 milhões, com foco nas vendas de defensivos e fertilizantes.

Previous post

Boi cai em fossa de 5 metros de profundidade e tem que ser resgatado por Corpo de Bombeiros

Next post

Oportunidade de boas compras - Apae de Três Pontas realiza tradicional brechó