Oportunidades

FECOM Tecnologia – Agrotopus apresenta “Fazenda Digital” aos cafeicultores de Minas Gerais

A Agrotopus – empresa do grupo Valid, que oferece soluções tecnológicas acessíveis a produtores rurais, unindo ciência de dados e agricultura – lançou nesta terça-feira (26), no primeiro dia da 6ª Feira de Negócios (FECOM), em Três Pontas, Minas Gerais, a plataforma digital que promete revolucionar a tecnologia para o agronegócio: a “Fazenda Digital da Agrotopus”. No evento realizado pelas cooperativas Cocatrel e Minasul, a empresa apresentou a solução que vem para auxiliar o agricultor a tomar as melhores decisões, facilitando o dia a dia na lavoura em busca de controle de custos e aumento de produtividade.

A “Fazenda Digital” tem a proposta de integrar todos os dados que o responsável da propriedade precisa para gerenciar as operações, unindo soluções em um só sistema. Segundo Gustavo Burnardo, cofundador e diretor de Operações da empresa, trata-se de uma plataforma de agricultura digital que reúne várias informações em um só lugar. “Dentro da Fazenda Digital da Agrotopus, o mapa da propriedade é digitalizado e todas as máquinas são identificadas com um localizador que aparece na tela do celular ou computador”, explica Gustavo. “Monitoramos a eficiência das equipes e do uso do maquinário, como início e fim da jornada de trabalho, horas de motor ligado, distância percorrida e velocidade. Porém, nosso diferencial é ajudar o agricultor a tomar as decisões agronômicas através da combinação destas informações com o planejamento e apontamento das atividades de plantio, manejo e colheita. Isto permite, por exemplo, checar como foi realizada uma atividade reportada – qual velocidade de trabalho, qual a área efetiva coberta em cada talhão, qual a duração, entre outras informações. Isto permite melhorar não apenas a produtividade e segurança e gerar economia de combustível e manutenção – mas principalmente focar no aumento da produtividade, pelo manejo agronômico com precisão”, diz.

Calendário de atividades

Ricardo Venceslau, cofundador e diretor Comercial da Agrotopus, reforça outra atividade muito importante para o produtor rural, também disponível no “Fazenda Digital”: a análise detalhada do clima e previsão do tempo específicos de cada propriedade, que impacta diretamente no manejo agrícola. Além de informar a quantidade de chuva, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar, temperatura e umidade do solo, pressão atmosférica e a evapotranspiração. “Auxiliamos o produtor a embasar decisões que envolvem custos, como por exemplo, uma atividade de pulverização. Indicamos o risco de haver desperdícios por conta de aspectos climáticos como vento e chuva e auxiliamos a determinar o momento ideal para isto”, explica. “O produtor tem acesso à previsão do tempo diretamente de sua propriedade, ou seja, a assertividade é muito maior do que se comparar com o clima previsto para a região”, diz Ricardo.

A solução também oferece diagnóstico digital de lavouras e captura de imagens, facilitando as decisões do administrador da propriedade em relação ao manejo necessário, impedindo muitas vezes, o gasto excessivo com insumos, já que ele saberá exatamente onde utilizar cada um deles. A “Fazenda Digital” também tem outras inclusões programadas para serem lançadas nos próximos meses, que envolvem formas de monitoramento e recomendações em tempo real.

Detalhe de rastreamento

Para a Agrotopus, o produtor rural é o grande herói brasileiro, e sua missão é democratizar o acesso a tecnologias digitais, trazendo ganhos em produtividade com soluções acessíveis para produtores de todos os tamanhos, em parceria com cooperativas, gerando benefícios mútuos.

Robinson Herzeg, diretor Geral, explica que a inovação faz parte do dia a dia da empresa que vem para facilitar a vida no campo. “Temos uma equipe multidisciplinar com engenheiros, agrônomos, cientistas e profissionais altamente capacitados, que falam a língua do produtor e realmente entendem as suas necessidades. Gostamos de resolver desafios e fazer a diferença nos negócios dos nossos clientes”.  Outro diferencial da empresa é o custo acessível aos agricultores. “Também disponibilizamos aos produtores cooperados, que os serviços sejam pagos com a própria produção depositada em cooperativas parceiras, vinculada ao Crédito de Produtor Rural (Barter)”, diz.

A “Fazenda Digital” é multicultura e multimercado, se adapta e respeita a individualidade de cada fazenda, e foi desenvolvida levando em conta as dificuldades de conectividade plena em áreas remotas.  Com uma combinação de processamento local e posterior transferência de dados, a Agrotopus torna a tecnologia acessível a produtores de qualquer porte em todo o Brasil. 

Atualmente o produtor consegue fazer gratuitamente o download do app, com acesso aos serviços: Previsão do tempo municipal e Gestão de Manejo (cadastro da fazenda, apontamento de tarefas, cadastro funcionário, talhões, lavoura e safra). E os interessados em adquirir a solução, podem entrar em contato com o comercial da empresa pelo e-mail comercial@agrotopus.com.br, ou telefone (WhatsApp) +55 (019) 98906-3626.

(Fonte: Larissa Peruccini)

Previous post

Sintonize no SuperBike Brasil

Next post

FECOM é concluída em Três Pontas com sucesso de vendas e de participação da comunidade