Entretenimento em Três PontasOutros

Fenac 2015: das 5 primeiras classificadas para semifinais, 3 são de Minas

Fenac 2015 etapa classificatória São Lourenço 3 (Copy)

Palco do Fenac 2015 homenageia o compositor Fernando Brant, que faleceu no mês passado, em Belo Horizonte

Não Sei (Marina Moreno e Igor Matheus – Alfenas – MG), Agridoce (O Berço – Patos de Minas – MG), Água Boa de Beber (Zé Alexandre – Poços de Caldas – MG) e ainda O Poema e o Poeta (Lena Garcia e Clauber Martins – Imperatriz – MA) e Quem Será (Márcia Cherubim – Santo André – SP).

São estas as primeiras músicas, intérpretes e localidades a conquistar os jurados e o público no Festival Nacional da Canção (Fenac) 2015. O evento começou por São Lourenço, município sulmineiro do atrativo Circuito das Águas Minerais. Ao todo, foram apresentadas 26 canções, na sexta (24) e sábado (25). Os artistas, vindos de diferentes partes do País, brilharam no palco que, desta vez, homenageia Fernando Brant que morreu no dia 12 de junho, em Belo Horizonte. O compositor, mineiro de Caldas, foi parceiro de Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga.

As cinco músicas selecionadas vão para as semifinais que acontecem em Boa Esperança (MG) nos dias 4 e 5 de setembro. Elas já garantiram R$ 2,5 mil, mas neste ano no total, o Fenac reserva R$ 250 mil em prêmios e troféus aos primeiros colocados. O ganhador receberá o Troféu Lamartine Babo. O melhor intérprete receberá o Troféu Sinvaldo Maia de Figueiredo e o autor da música mais comunicativa o Troféu Afonso Felicori.

Mais cultura

Fenac 2015 etapa classificatória São Lourenço 4 (Copy)

Família Tiso, de Três Pontas, abrilhantando etapa classificatória do Fenac, em São Lourenço, durante Festival Nacional da Cultura

Nos dois dias do evento, a cidade foi movimentada também pelo Festival Nacional da Cultura que levou música clássica, números de dança, teatro e apresentações circenses ao Calçadão I e à Praça João Lage. Entre as atrações estava a Família Tiso (Alex, Marly e Matheus, de Três Pontas) e Daiana Mazza (violinista que também é da Terra de Padre Victor e que reside no Rio de Janeiro). Houve ainda o Projeto “EnCurta essa Onda”. A proposta envolveu palestras de conscientização sobre responsabilidade ambiental, seguida de plantio de árvores.

Trespontanos têm músicas selecionadas e se apresentam em casa

Nos dias 28 e 29 de agosto, Três Pontas receberá a etapa classificatória e a Capital Mineira da Música terá filhos concorrendo a um lugarzinho nas semifinais. O primeiro a se apresentar aos ‘conterrâneos’ será Kamy com a canção Passo a Passo. Depois será a vez de Sid Rodrigues, que inscreveu a música Sem Mais.

Fenac 2015 etapa classificatória São Lourenço 5 (Copy)

Daiana Mazza – Violinista arranca aplausos e lágrimas do público da cidade do Circuito das Águas

Próximas etapas

As próximas fases estão agendadas para 31 de julho e 1º de agosto, em Extrema; 7 e 8 de agosto, em Varginha; 14 e 15 de agosto, em São Thomé das Letras; 21 e 22 de agosto, em Guapé; 28 e 29 de agosto, em Três Pontas. Segundo o regulamento, em Boa Esperança acontecerão as semifinais e final nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

(Fotos: Fenac 2015 e arquivos pessoais de Alex Tiso e Daiana Mazza)

Previous post

Mário Henrique “Caixa” reúne Governador e Odair Cunha por MG-167: “A estrada mata todo dia”

Next post

Há vagas em Três Pontas