Entretenimento em Três Pontas

Fenac chega a Três Pontas

Nesta sexta-feira (28) e no sábado (29) serão escolhidas as últimas cinco músicas para as semifinais do 45º Festival Nacional da Canção (Fenac), agendadas para os dias 4 e 5 de setembro, em Boa Esperança. E esta classificatória final será sediada pela Capital Mineira da Música, terra de grandes nomes no segmento, sendo Milton Nascimento e Wagner Tiso os representantes mundialmente conhecidos e respeitados.

Ao todo, serão apresentadas 26 composições. Os músicos e intérpretes vêm de várias regiões do Brasil. Da vizinhança, chegam de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. De mais longe, saíram de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco. De Minas Gerais, tem concorrentes de Belo Horizonte, Governador Valadares, Divinópolis, Poços de Caldas. Mas a grande torcida deve ser mesmo para os filhos da Casa. Hoje, a música Passo a Passo (P.H. Lara e Gabriel Marques) buscará um espaço na semifinal através de um dos cantores mais queridos da atualidade, Kamy. Amanhã, será a vez de outro trespontano, Sid Rodrigues que canta composição própria chamada Sem Mais.

Toda a estrutura já está pronta, na Praça Cônego Victor. As apresentações começam às 21 horas, de frente à Igreja Matriz.

Homenagem

O Fenac 2015 é dedicado a Fernando Brant, um dos ícones da Música Popular Brasileira que faleceu em junho. O  compositor e escritor foi grande parceiro de Milton Nascimento. Um vídeo com fotos do artista mineiro, tendo como fundo musical “Canção da América”, uma das parcerias de “Bituca” e Brant, interpretada por Afonsinho, foi apresentado na abertura das cinco etapas classificatórias e será exibido também em Três Pontas.

Nas semifinais, em Boa Esperança, a homenagem será completada com a entrega de um troféu que será recebido por Murilo Antunes, representando o Clube da Esquina, movimento do qual Brant foi um dos fundadores.

Festival Nacional da Cultura do Fenac em Três Pontas 1Três Pontas recebe também o 6º Festival Nacional da Cultura

As atrações em Três Pontas acontecem também durante todo o dia com o 6° Festival Nacional da Cultura. O público poderá prestigiar o que há de melhor na música clássica, teatro, dança e espetáculo circense.

E as atividades começam logo pela manhã. Na Praça do Centenário, às 8h30min, Adriana Galo conta histórias e apresenta o espetáculo teatral “A energizante pensão da Bruxolinda”. Daí em diante, haverá muita opção de lazer cultural no local e também na Praça Cônego Victor – na rua das agências bancárias.

Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental ganhou espaço em meio às atrações do evento. O Projeto “Água e Energia Elétrica: EnCurta essa Onda”, patrocinado pela Cemig, visa conscientizar sobre a importância da economia de água e luz. Haverá distribuição de mudas e plantio de árvores, concurso de poesia e apresentação de teatro sobre o tema.

Mais

Ao todo 30 canções vão se apresentar nas semifinais em Boa Esperança. Para os classificados, além da vaga, está garantido o prêmio de R$ 2,5 mil.

Na semana passada, o Festival aportou em Guapé. O público lotou a Praça Dr. Passos Maia e viu sair de lá as vencedoras da etapa. Quatro delas, de Minas Gerais, duas da Capital: “A Boca da Noite” interpretada por Laís Lacôrte e “Versos de Liberdade (Esse trem, esse uai)” de Cláudio Fraga. De Araguari passou a canção “Décimo Reis” de Luiz Salgado e de Divinópolis “Marias”, interpretada por Gê Lara e Luiza Lara. Já de Avaré (SP), foi escolhida a música “Amor e Êxtase” interpretada por Vanessa Reis.

As 10 composições que forem para a grande final, em 6 de setembro, na cidade à beira do Lago de Furnas, Boa Esperança, concorrerão ao troféu Lamartine Babo. Nos seus 45 anos, o Fenac assegura uma premiação total de R$ 250 mil.

Abaixo, fotos da quinta etapa classificatória, coletadas no site da Prefeitura de Guapé.

(Fontes: Fenac, Mariana Tiso-Prefeitura Municipal de Três Pontas,Prefeitura Municipal de Guapé)

Previous post

Associação Comercial de Três Pontas divulga horários especiais de funcionamento do comércio local

Next post

Semana Nacional do Trânsito – “vítimas de acidentes” participam de passeata pelo Centro de Três Pontas