Policiais

Semana Nacional do Trânsito – “vítimas de acidentes” participam de passeata pelo Centro de Três Pontas

“Ã rã… aprendemos. Aprendemos que tem que ter cuidado no trânsito, senão a gente fica assim ó”. Esta foi a explicação praticamente unânime de alunos da Escola Municipal Antonieta Ferracioli Duarte. A turma participou de uma passeata no início da tarde de quinta-feira (27), organizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, em Três Pontas. Antes, os pequenos cidadãos tiveram explicações sobre a importância do respeito às leis, da adoção da gentileza para que todos tenham segurança nas idas e vindas pelas estradas e ruas da Cidade. Pela conversa e exibições, demonstraram que aprenderam a lição.

De acordo com professoras, foi solicitado aos pais que naquele dia enviassem as crianças à Escola caracterizadas de vítimas do trânsito. O envolvimento foi fantástico, avaliaram as educadoras. Com maquiagens e outros recursos, por exemplo, colar cervical e muleta, foram criados ferimentos – alguns de gravidade considerável – que muito bem representaram o quanto o trânsito brasileiro é violento. Com forte poder de imaginação, os alunos interpretaram mancando, gemendo e fazendo carinhas de dor, logicamente depois das poses (com direito a sorrisos e tinindo) para registro fotográfico da GCM e imprensa.

A passeata contou também com a presença do Centro de Convivência do Idoso Lourenço Siqueira. Às crianças, se juntou a Terceira Idade, reforçando a mensagem de paz no trânsito. Juntos, os trespontanos percorreram o centro da Cidade até a Prefeitura e voltaram ao ponto de encontro de onde se despediram, satisfeitos em poder colaborar com a conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres.

Uma carreata abriu a Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas, no último dia 20. Palestras, concursos de frase e redação, blitz educativa para veículos de transporte e trabalhadores rurais, torneio de pipas, passeio ciclístico e blitz educativa estão na programação. O próximo evento público acontecerá na quarta-feira (2) quando será ministrado o Curso de Resgate e Pronto Socorrismo, às 8 horas, no Anfiteatro Francisco Galvão de Paula (antigo IBC).

De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Edward Naves, a Semana tem sido concretizada dentro da programação e o envolvimento da comunidade reforça a certeza de que os esforços resultarão em mudanças favoráveis de comportamento dos atores do trânsito em Três Pontas.

Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas Guarda Civil Municipal 11.jpg

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada de 18 a 25 de setembro, “com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a ‘valorização da vida’ focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”.

Em Três Pontas, a proposta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é colocada em prática antecipadamente para não coincidir com as festividades do Aniversário de Morte de Padre Victor, em 23 de setembro. Isto porque na data, o grande movimento de devotos e romeiros demanda maior envolvimento das autoridades locais, dentre elas, a Guarda Civil Municipal. 

Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

Ontem (27), durante a passeata, foi destacada a prevenção contra o uso de cerol e linha chilena. Recentemente, brincadeiras com esses materiais feriram dois motociclistas da Cidade e ainda provocaram danos em rede elétrica.

 

Previous post

Fenac chega a Três Pontas

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas