Esporte em Três PontasOutros

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes

Ao som de Guns N’ Roses e com farta mesa de frutas e água, ciclistas da região – vindos, por exemplo, de Varginha, Elói Mendes e Coqueiral – foram recebidos na Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na Praça Padre Francisco, no Bairro Catumbi, em Três Pontas. A concentração, na manhã deste domingo (13) aconteceu com o tempo bastante nublado e mesmo sob ameaça de chuvas, os esportistas demonstraram ânimo e certa apreensão para o desafio que estava por vir. Atento, o grupo ouviu as recomendações do Pároco da Paróquia Cristo Redentor, Rogério Augusto da Silva. “Estaremos em um passeio, portanto, vamos com cautela e se algum colega ‘abraçar o chão’ vamos parar e ajudar”, começou o organizador do evento que oficialmente abriu as comemorações do 110º Aniversário de Morte de Padre Victor.

De mãos dadas, trespontanos e visitantes rezaram e, depois de receberem um banho de água benta, saíram rumo à Trilha das Virtudes. Alguns mais precavidos incluíram a capa de chuvas ao visual que já tinha capacete, óculos, luvas e até camiseta personalizada.  À frente, a Guarda Civil Municipal (GCM) conduzia uma médica e técnicas em Enfermagem. Apesar da distância e do esforço que se tornou ainda maior devido à lama presente no percurso, a equipe pouco precisou entrar em ação. “Correu tudo bem. Alguns, como previu o Padre, ‘abraçaram o chão’, mas nada grave”, comentou a Médica, Sahili Rivera.

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes 13.jpgAproximadamente 200 ciclistas percorreram 30 quilômetros, saindo por estrada de terra. Aliás, de barro, afinal a semana foi de chuvas intensas no Município. O chão escorregadio testou a habilidade dos participantes que chegaram, cerca de duas horas depois, à Praça Cônego Victor. Edilson Vitor da Silva, conhecido por Dimel, aprovou. “Choveu a noite inteira, tinha muita lama, mas o tempo colaborou e não choveu durante o percurso. O Padre Rogério e todos que compareceram estão de parabéns”, disse. O trespontano deseja que a Trilha das Virtudes entre para o calendário local. “Em Três Pontas existem muitos adeptos do ciclismo e faltam momentos como este”, acrescentou.

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes 14.jpgA lama, maior obstáculo do percurso, pegou uma carona e veio nas bicicletas, roupas, tênis, no rosto dos ciclistas, mas eles não se importaram. Para o estudante, Kelvin Henrique de Oliveira Mazoti, 13 anos, o passeio se tornou momento oportuno para cuidar da saúde física e da alma. “Foi muito bom. Eu caí, ralei o joelho, bati na cerca, mas valeu a pena. Fiz novos amigos e agradeci a Deus. Essa é a vida, caindo e aprendendo”, registrou bem humorado.

Surpresa – Bispo da Diocese da Campanha recepciona os ciclistas

Como estava previsto, os ciclistas se dirigiram ao Memorial Padre Victor para concluírem a manhã especial com Celebração Eucarística. O que eles não sabiam é que o Bispo da Diocese da Campanha esperava pelo grupo. Na oportunidade, Dom Diamantino Prata de Carvalho, falou sobre a Fé, a Esperança e a Caridade que marcaram a vida do Anjo Tutelar dos trespontanos.

Bispo abençoa ciclistas na chegada da Trilha das Virtudes

Bispo abençoa ciclistas na chegada da Trilha das Virtudes

“Padre Victor seguiu a Jesus Cristo com fidelidade na trilha das virtudes. Nós queremos uma fé viva, iluminada pela esperança para praticarmos o amor fraterno, sobretudo, para com aquelas pessoas que também caem pelo caminho e nem sempre olhamos para elas, para com as pessoas que são, tantas vezes, maltratadas, humilhadas, discriminadas como foi Padre Victor. No entanto, ele tudo superou porque caminhava dentro dessas energias, dessa força que vem do Senhor. Nunca percamos esse rumo mesmo que seja áspero, enlameado, seco ou cheio de espinhos. Sejamos sempre discípulos de Jesus que enfrentam os desafios e que sempre trilham o caminho do bem e das virtudes”, pregou Dom Diamantino.

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes 25.jpgApós a benção especial dada pelo Bispo, houve Missa celebrada pelos Padres Rogério e Ednaldo Barbosa que é Pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda. Ciclistas ajudaram. Érica Araújo Pereira Mendonça estava entre os colaboradores. Ela conta que ficou apreensiva, pensando na lama, mas decidiu ir à Trilha das Virtudes em penitência. Devota de Padre Victor, a Professora avalia que o evento foi um sucesso e até emocionante. “As pessoas foram muito legais, deram apoio, não deixaram ninguém para trás. Eu gostei muito”.

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes 21.jpg

Ciclistas auxiliam na Missa celebrada nas dependências do Memorial Padre Victor. Dentre eles, Rodrigo Bráulio, de Varginha (primeiro na foto)

Rodrigo Bráulio veio de Varginha especialmente para o passeio ciclístico. “A iniciativa é ótima. Através do pedal, a gente consegue tirar crianças das ruas, incentivar a prática esportiva e é também uma forma de fazer amizades e de confraternizarmos. O percurso estava um pouco difícil por causa do barro, mas foi tranquilo e a organização muito boa”, disse o visitante que também se tornou um dos voluntários na Celebração.

Após a Missa foram sorteados vários brindes: quadros, toalhas, camisetas, bolsas, livros sobre a biografia de Padre Victor, bíblias e ainda duas bicicletas doadas pela Word Bike e Associação Comercial à Guarda Civil Municipal (GCM) que incluiu o passeio ciclístico na programação da Semana Nacional do Trânsito. Rômulo e “Si” ganharam as bikes.

A Trilha das Virtudes foi realizada pelas paróquias Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor. O evento, além de abrir a programação da Festa do Padre Victor, ganhou ainda cunho social. Os participantes, mesmo sem saber, exerceram a caridade. Isto porque, explicou Padre Rogério, o dinheiro da venda das camisetas do evento será destinado ao Projeto Arte Cotidiana desenvolvido pela Paróquia Cristo Redentor com crianças, especialmente, dos bairros Morada Nova, São Judas Tadeu e Aristides Vieira de Mendonça.

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes 18.jpg

Padre Rogério e Dom Diamantino

“Este é um momento muito importante para nós. A resposta foi muito boa e graças a Deus o pessoal veio em paz e deu tudo certo. Tivemos uma bonita parceria da Guarda Municipal que também fez um importante trabalho, na Semana Nacional do Trânsito, de educar pedestres, ciclistas e condutores para que todos possam conviver bem no trânsito. Contamos com a colaboração do pessoal da saúde e de pessoas que transportaram água e frutas. Os incidentes foram pequenos perto do bem que fizemos e as parcerias foram muito importantes para que tudo transcorresse bem”, agradeceu Padre Rogério.

De acordo com Pároco organizador do passeio ciclístico em novembro deve acontecer a Trilha das Águas quando a comunidade será convidada a refletir, pedalando, sobre a importância do uso responsável e da preservação do bem natural.

Abaixo, fotos da chegada dos ciclistas, da Celebração e do sorteio de brindes 

 

 

Previous post

Oração Com Santa Teresa Chega À Quinta Semana No Carmelo São José

Next post

Faisca Alfenas - Festival oferece música, cinema e outras artes, de graça