Entretenimento em Três Pontas

Faisca Alfenas – Festival oferece música, cinema e outras artes, de graça

A segunda edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais (Faisca) começa nesta segunda-feira (14). O projeto – realizado e produzido de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coletivos culturais – oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras e shows. As atividades serão realizadas na Unifal, Teatro Municipal, Casa da Cultura e na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas – Sul de Minas. 

A iniciativa surgiu da interação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unifal com o Coletivo Suavis, formado por estudantes da Universidade e Secretaria de Educação e Cultura do Município.

O Faisca abrange música, dança, teatro, literatura, cinema e intervenções socioculturais em atividades formativas, espetáculos, mostras de cinema e debates. São cerca de 20 oficinas temáticas, 30 apresentações culturais, seis exposições. Segundo o universitário Flávio Veneroso, do Coletivo Suavis, a programação do Faisca 2015 mostra a diversidade cultural brasileira. “Procuramos interagir diversas áreas culturais de forma a atender a todos os públicos”, diz o estudante.

Para Ivanei Salgado, Coordenador de Cultura da Unifal-MG, o evento é uma iniciativa que comprova a importância de interagir instituições, grupos culturais e artistas para produção de projetos na área de cultura. “O diferencial do Faisca é a interação sociocultural promovida pelas atividades do projeto. Não vemos a arte e a cultura apenas como uma forma de apreciação, mas como uma necessária forma de expressão da sociedade”, ressalta.

A abertura oficial acontece na segunda-feira (14), às 20 horas, no Auditório Leão de Faria do campus sede da Unifal-MG com uma apresentação do Circuito Dandô de Música formado pelos músicos João Arruda, Kátya Teixeira e Nádia Campos recepcionados pelo Madrigal Renascentista da Universidade.  Ao longo de toda semana, haverá atividades no campus da Unifal e no Teatro Municipal de Alfenas. Na sexta-feira (18) no período noturno, o Festival ganha a área central da Cidade com apresentações de poesia e hip hop, trazendo a conceituada rapper Lurdez da Luz, ganhadora de diversos prêmios de música pelo Brasil.

No sábado e domingo (19 e 20), haverá atividades na Praça Getúlio Vargas, a partir das 14 horas, com destaque para apresentações dos grupos Djambê, Todos Os Caetanos do Mundo, Estado de Natureza, do violeiro Índio Cachoeira e O Clown com o músico Zé Guela. A programação do final de semana tem atividades infantis, intervenções teatrais, circo, Feira de Troca de Sementes, recolhimento de lixo eletrônico, entre outros. A programação completa pode ser acessada no site: www.unifal-mg.edu.br/faisca

Em artes visuais, o Faisca Alfenas promove as exposições “O que te acende” (fotografia colaborativa), “Mídia Ninja: as ruas de junho” (fotografia colaborativa), “Poizé” de Sandra Ribeiro, “Ilustre Cotidiano” do ilustrador Vitor Borges, “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr, e “Instantes em Instagram” de Marcius Vinicius Barcelos. As duas últimas circulam pelo projeto Corredor Cultural da Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e foram disponibilizadas, respectivamente, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

O Faisca tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e Ministério da Cultura e conta com diversos patrocinadores.

(Fonte: Jornalista Ivanei Salgado/Foto página principal: arquivo Prefeitura Municipal de Alfenas)

Faisca Alfenas 2015 1

Previous post

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes

Next post

Novena do Padre Victor - Devotos consideram período importante meio de obtenção de graça