Outros

Festa do Padre Victor – Devotos são convidados a participar on-line

Os devotos de Padre Victor poderão vivenciar as comemorações dos 115 anos de morte do Beato, a serem completados no dia 23 de setembro. Porém, a participação será bem diferente das anteriores, devido à pandemia do novo Coronavírus. A Novena e Festa serão transmitidas ao vivo pelas mídias sociais das paróquias da cidade. É assim, on-line, que os fiéis deverão comungar desse período tão especial para Três Pontas e região.

Cônego José Douglas Baroni, pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, analisa que ainda não é o momento de afrouxar os cuidados com a saúde mas, sim, de manter o distanciamento social em prevenção à Covid-19. O líder religioso solicita, então, que os devotos romeiros, peregrinos de outras localidades não se desloquem para Três Pontas. A orientação é para que eles agradeçam as graças recebidas por intercessão de Padre Victor, que façam seus pedidos e orações acompanhando as celebrações pela internet.

Ainda segundo Cônego Douglas cada celebração na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda será aberta para apenas 110 fiéis, de Três Pontas. As inscrições devem ser feitas no escritório paroquial, localizado na Rua Azarias de Brito Sobrinho. 

“Padre Victor nos ensina a amar e servir. Ele é para nós exemplo de bom cuidador, de amor e solidariedade. Foi um sacerdote zeloso como assim o Papa Francisco o chama. E nós bem sabemos que ainda estamos vivendo nesse contexto de pandemia, por isso ainda é preciso que nós tomemos todos os cuidados necessários, que nós ainda não descuidemos de nossa saúde porque o próprio Jesus nos diz: ‘eu vim para que todos tenham vida e possam tê-la em abundância’. Desse modo, eu peço humildemente a sua compreensão para que possamos celebrar ainda em casa, ainda em família. Estamos disponibilizando todos os recursos digitais para que a Novena e a Festa do Beato cheguem até a sua casa”, registra Cônego Douglas. 

Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda

Igreja Matriz N S d’Ajuda decorada para o Aniversário de Morte de Padre Victor, no ano passado

No domingo, dia 13, uma Carreata sairá às 19 horas do Carmelo São José rumo à Praça Cônego Victor onde haverá bênção dos veículos, motoristas e passageiros. Assim, serão abertas as festividades de Francisco de Paula Victor. 

Já a Novena pela Canonização do Beato acontecerá de 14 a 22 de setembro, com Missas On-line às 7, 12, 15 e 19 horas.

No dia 23, às 7 horas será rezado o Terço. Às 9 horas haverá Missa celebrada pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz. Logo em seguida, uma Carreata percorrerá comunidades das três paróquias do município: Nossa Senhora d’Ajuda, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças. Em cada capela urbana acontecerá a Bênção da Relíquia do Beato Padre Victor. E às 19 horas, uma Missa fechará a programação do 115º Aniversário de Morte do Anjo Tutelar dos trespontanos.

Neste ano, o Lema será: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” (Lc 10, 33-34) e o tema das comemorações: “Beato Padre Victor, um cristão que soube amar e servir: testemunha da compaixão e do cuidado”.

Gesto concreto

Durante as carreatas, os devotos poderão doar cestas básicas que serão encaminhadas às famílias assistidas pela Pastoral Social da Igreja. 

Serviço
Novena e Festa do Beato Padre Victor

Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda – Três Pontas (MG)

  • Abertura: dia 13
    19 horas: Carreata saindo do Carmelo São José até a Praça Cônego Victor
  • Novena: de 14 a 22 de setembro
    Missas: 7h – 12h – 15h – 19h
  • Festa: 23 de setembro
    7 horas: Reza do Terço
    9 horas: Missa presidida pelo Bispo da Campanha/MG, Dom Pedro Cunha Cruz
    Em seguida, Carreata pelas comunidades das três paróquias trespontanas
    19 horas: Missa
  • Transmissão ao vivo pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda e pelo canal da Associação Padre Victor no YouTube.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida também divulgou a programação da Novena e Festa do 115º Aniversário de Morte de Padre Victor.

De 14 a 22 de setembro, de segunda-feira a sábado, serão celebradas Missas às 15 horas e às 19h30min. No domingo (20), as Missas passam para às 8h30min e 17 horas.  Todas, diretamente da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Para a Festa do Beato, dia 23, conforme anuncia o pároco, padre André Rodrigues Vilas-Boas, os devotos são convidados para a Santa Missa às 15 e às 19 horas.

Quem desejar acompanhar as celebrações presencialmente deverá realizar a inscrição no escritório paroquial da Aparecida e na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Serão oferecidos 250 lugares no decorrer de toda a programação.

Para os devotos que ficarão em casa, as Missas da Novena (às 19h30min) e ainda a Missa das 19 horas do dia 23 serão transmitidas ao vivo pelo Facebook e pelo canal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no YouTube.

Serviço
Novena e Festa do Beato Padre Victor
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Três Pontas (MG)

  • Novena: de 14 a 22 de setembro
    Segunda-feira a sábado
    Missas: 15h – 19h30min
    Domingo
    Missas: 8h30min – 17h
    Festa: dia 23 de setembro
    Missas: 15h – 19h
  • Transmissão ao vivo das Missas da Novena (às 19h30min) e da Missa das 19 horas do dia 23 de setembro pelo Facebook e pelo canal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no YouTube.

Paróquia Nossa Senhora das Graças

  • Ainda não divulgou a Programação.

Feira “do Padre Victor”

Devido à pandemia Covid-19 não haverá a tradicional feira de ambulantes. 

Previous post

Brechó da Apae está aberto até sexta-feira, em Três Pontas

Next post

Polícia Militar promove encontro sobre segurança pública com produtores rurais