Educação, Cultura e LazerEntretenimento em Três PontasOutros

Festival Gourmet e Cultural de Varginha entrega premiações

O Festival Gourmet e Cultural de Varginha realizou seu encerramento no Via Café Garden Shopping com a final do Concurso Gourmet. Os oito restaurantes participantes cozinharam ao vivo os seus pratos concorrentes ao título “Sabor que tempera a nossa cidade”.

O grande vencedor foi a “Coxinha da Capetinga”, do Miolos Botequim. O prato venceu o segundo colocado – Degraus Restaurante – no critério de desempate, que era a criatividade no uso do ingrediente obrigatório (frango desfiado). A coxinha é feita com massa caseira de angu, recheada com um refogado de frango desfiado com quiabo picadinho, acompanhada de molho de pimenta cremoso da casa.

Os restaurantes apresentaram seus pratos a cinco jurados: os chefs Felipe Leroy e Ronie Peterson, o consultor gastronômico e representante da FBHA Marcos Valério, o especialista em turismo e representante do Senac Hans Eberhard Aichinger e o idealizador do evento, Wellington Espanha. Além do prêmio principal, os participantes também concorrem ao “Queridinho das Mídias Sociais”, com a votação através das curtidas do álbum do Festival Gourmet.

Conheça os vencedores

Pratos que disputaram o título “Sabor que tempera a nossa cidade”

Sabor que tempera a nossa cidade:

1º Lugar: Miolos Botequim, com a Coxinha da Capetinga

2º Lugar: Degraus, com o Ratatouille de Poulet

3º Lugar: Má Cherie, com o Crepe Chérie

Queridinho das Mídias Sociais

1º Lugar: Água Doce Cachaçaria (463 curtidas)

O Festival Gourmet e Cultural de Varginha aconteceu durante os dias 21, 22 e 23 de abril com o evento a céu aberto no estacionamento do Via Café Garden Shopping, seguido da etapa Concurso Gourmet nos bares e restaurantes participantes no período de 21 de abril a 14 de maio.

Durante o segundo semestre de 2017, mais precisamente no mês de setembro, será realizado o Rota do Sabor Gourmet, com os melhores sabores do Sul de Minas. 

Os jurados

Wellington Espanha

Presidente do Juri, Wellington Espanha é o idealizador do Festival Gourmet, empresário, publicitário e relações públicas, ele também é chef entusiasta.

Chef Ronie Peterson

Chef Executivo do Hotel Senac Grogotó, em Barbacena, Minas Gerais, responsável pela formação de chefs premiados que atuam em grandes restaurantes brasileiros e internacionais, com 23 anos de experiência. Ronie participa do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes desde o início. Certificado pelo Culinary Institute of America como cozinheiro internacional, atuou como coach da equipe de cozinha nas edições do evento WorldSkills realizadas na Inglaterra, na Alemanha e na Colômbia. O Chef Ronie participou da terceira edição do Festival Gourmet e Cultural de Varginha, no “Chef ao vivo”.

Pratos concorrentes foram preparados ao vivo para apreciação dos jurados e público

Chef Felipe Leroy

Felipe formou-se cozinheiro profissional em 2004, pelo Senac-MG e fez pós-graduação em Direção de Hotéis e Restaurantes pelo Centro Superior de Hotelaria e Turismo de Valencia, na Espanha, onde morou. Na Espanha, trabalhou na rede de hotéis Lido. Voltou ao Brasil em 2007 como coordenador de AeB da rede de hotéis Bristol. Hoje, é professor de gastronomia para MBA e pós-graduação do Senac – MG e da Faculdade Estácio de Sá. Felipe Leroy é consultor no segmento de hotelaria, bares, restaurantes e indústrias do segmento de alimentos e bebidas e foi o Cozinheiro Chefe nos eventos FIFA: em 2013 na Copa das Confederações e 2014 na Copa do Mundo, no Mineirão.

Marcos Valério Rocha

Marcos Valério tem mais de 20 anos de atuação nos setores hoteleiro, turístico e de eventos. Atualmente coordena o escritório regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA em Minas Gerais e a empresa Mensagem e Imagem Consultoria e Eventos. Gerente Comercial do Merit Plaza Hotel, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, superintendente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Restaurante e da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais. Realizou, nos últimos anos, diversos eventos como Encontro da Hotelaria Mineira, Festival Gastronômico do Mercado Central, Turhotel – Salão de Turismo e Hotelaria, Arraiá Tour e a 1ª edição da Technobar. Com formação acadêmica em história, sociologia e marketing, lecionou em importantes entidades de ensino como Sesi-Comar, Senac-MG, Faculdade Estácio de Sá e ministra palestras nas áreas de turismo, hospitalidade e gestão.

Hans Eberhard Aichinger

O diretor geral do Instituto Estrada Real, economista de formação, tem como vocação trabalhar o associativismo e o cooperativismo. Considerado um dos mais importantes especialistas em turismo de Minas Gerais. Ele também é especialista em gastronomia do Senac.

(Fonte/Fotos: Ascom WEspanha)

Previous post

Expocafé será aberta ao público nesta quarta-feira

Next post

Expocafé 2017 - Simpósio debate alternativas para a cafeicultura e tendências do mercado consumidor