Educação, Cultura e Lazer

Festival Nacional da Canção vai distribuir R$ 180 mil em prêmios, além do Troféu Lamartine Babo

Festival Nacional da Canção Fenac 2016 3

O maior festival da canção do Brasil chega à 46ª edição (Foto: Rogério Franco)

Por Mariana Tiso (Estagiária)
Edição Arlene Brito

Até o dia 5 de julho estarão abertas as inscrições para o Festival Nacional da Canção. O Fenac nasceu em 1971 e é considerado um dos maiores do gênero no Brasil.

Desde então, milhares de músicas passam por uma extensa triagem. Só em 2015, foram cerca de 3 mil inscrições. Na edição de 2016, o Festival vai selecionar 80 composições que serão divididas em cinco etapas classificatórias: São Lourenço (29 e 30 de julho), São Thomé das Letras (5 e 6 de agosto), Extrema (12 e 13 de agosto), Três Pontas (19 e 20 de agosto) e Guapé (26 e 27 de agosto). As semifinais e a finalíssima do evento vão ocorrer em Boa Esperança, berço do Festival, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

Fenac Etapa Três Pontas Festival Nacional da Cultura 5 (Copy)

Cristina Marques durante entrega de premiação ao estudante Rafael Santos Martins. Ele foi o vencedor do concurso Jovens Compositores no Festival Nacional da Cultura 2015, etapa Três Pontas, realizado juntamente com o Fenac

Coordenadora do Fenac desde 2011, Cristina Marques, lembra que a cada ano o evento vem se consolidando e reunindo músicos de todos os estados. Um dos aspectos mais interessantes, de acordo com ela, é sua ampliação para outros municípios, além de Boa Esperança.

“Alguns pontos tornam o Fenac único, como a premiação que é muito atrativa e o seu formato. Desde que passou a ser realizado em várias etapas e cidades, aumentou significativamente o número de participantes”, destaca.

Palco da diversidade cultural e da criatividade de artistas de todo o Brasil, o Festival Nacional da Canção volta à cena em sua 46° edição. As inscrições para os candidatos ao troféu mais tradicional da música brasileira devem ser feitas pelo site festivalnacionaldacancao.com.br. por onde começam os desafios dos concorrentes.

Festival Nacional da Canção Fenac 2016 2

Sobrinho de Lô Borges, o musicista Rodrigo, foi um dos participantes do Fenac no ano passado e considera estar no evento uma experiência enriquecedora (Foto: rede social do cantor e compositor)

Se inscrever e participar do Fenac é enriquecedor, garante o mineiro de Belo Horizonte Rodrigo Borges,  músico que tem um sobrenome conhecido em capas de grandes discos da MPB, tais como os do Clube da Esquina.

O sobrinho de Lô Borges esteve no Festival no ano passado e vê no evento mais do que uma oportunidade de revelar artistas.“Acho muito importante para a questão de você pegar uma rodagem, uma quilometragem e obviamente defender as cores do seu trabalho autoral. É uma experiência que é válida para você pegar uma estrada”, comenta o músico.

Ao todo, os participantes concorrem a R$ 180 mil em prêmios e ao cobiçado troféu Lamartine Babo – homenagem ao autor da composição Serra da Boa Esperança.

 

Previous post

Rainha Expocafé Girl Coffee International: Lavras aposta que futura veterinária levará o título

Next post

Corpo de Bombeiros inicia treinamento para o serviço aeromédico no Sul de Minas