Filhos de Jorge estão entre as atrações do Arraiá do Mané
Três Pontas segue no embalo das festas, agora julinas. Sexta, sábado e domingo será a vez da comunidade prestigiar o V Arraiá do Mané. Comidas e bebidas típicas, brincadeiras, sorteio de brindes e música ao vivo são as opções preparadas com carinho pela equipe organizadora. Segundo a turma, a animação, no sábado, será com os Filhos de Jorge. O grupo trespontano tem conquistado, cada vez mais, seguidores, e por onde passa tira muita gente para dançar!
O V Arraiá do Mané será realizado na Rua Marcílio Ferreira de Brito, 822, no Bairro Aristides Vieira. Nos dias 15 e 16, o movimento terá início às 19 horas e no dia 17, a festança começa mais cedo, às quatro horas da tarde.
A iniciativa
Equipe, todos os anos, capricha até na ornamentação (Foto: arquivo 2015)
Fundada há 10 anos, a Associação Beneficente Corrente de Luz – popularmente conhecida como Casa de Sopa Emmanoel – decidiu criar o Arraiá com duas finalidades. A primeira meta é levar alegria, promover a socialização dos moradores dos bairros Vila Marilena, Aristides Vieira e Morada Nova inserindo-os na festividade, que é uma das mais ricas tradições brasileiras. O outro objetivo, conta a Presidente Sandra Regina Cardoso, é arrecadar verbas para a Entidade, que presta serviços a aproximadamente 80 famílias cadastradas.
O trabalho social
Todos os sábados, sempre às 17 horas, voluntários se reúnem na “Casa de Sopa” e servem refeição às famílias cadastradas e a outras pessoas que buscam por um prato de comida. Em média, somente de arroz, são consumidos 10 quilos a cada encontro. Toda quarta e sexta-feira, a sede é aberta para as crianças, que brincam e também recebem um café reforçado.
Outra ajuda é prestada através de um bazar de roupas e calçados que Sandra mantém na residência dela. Quem é cadastrado na Associação pode pegar gratuitamente um limite de peças por vez, isso para evitar que leve o que não usará enquanto outras pessoas necessitam. Para os demais, as peças são vendidas a preços simbólicos, atualmente de R$ 3 a R$ 5, e o dinheiro é usado na compra de sucos que acompanham as refeições, indispensáveis principalmente ao gosto das crianças.
Associação auxilia cerca de 80 famílias cadastradas (Foto: arquivo)
Fornecimento de cestas básicas ou de algum mantimento para ‘socorrer’ urgências, eventuais doações de medicamentos, material escolar e encaminhamento para consultas médicas acabam também fazendo parte das ações. Em resumo, o grupo tenta solucionar toda necessidade manifestada pelas famílias cadastradas, mas sempre com o acompanhamento bem de perto da referida demanda.
A tudo isso juntam-se orientações, instruções, apoio em bate papos direcionados às crianças, aos jovens, aos pais que se deparam com situações complicadas, além da carência financeira.
Com o objetivo de inclusão e de proporcionar um pouco de alegria às famílias a equipe se desdobra a cada aproximação de data comemorativa, assim, não deixa passar em branco o Natal, a Páscoa, os dias das Mães, dos Pais e das Crianças.
Socialização é outra meta da Casa de Sopa (Foto: arquivo)
Ao longo de uma década, a Associação conseguiu cumprir a missão graças à colaboração do povo trespontano. De tempos em tempos, para ampliar a renda, os voluntários – 14 no total – promovem bingos, rifas e a venda de quitandas feitas também por integrantes da Casa.
A Associação ainda não faz parte das entidades beneficiadas com o repasse de subvenção municipal, portanto, toda ajuda é bem-vinda. Quem puder colaborar pode entrar em contato com a Presidente Sandra. O endereço é Avenida Manoel Piedade Rabello, 12 – ao lado da Faculdade Três Pontas (Fateps-Unis). Os telefones são (35) 9 9825-8347 e 9 9956-7288.