Educação, Cultura e LazerOutros

Folias de Reis de Três Pontas participam de Missa e se apresentam na Praça Cônego Victor

Encontro Folias de Reis Três Pontas 6

No Sul de Minas, Folias de Reis se tornaram uma das mais fortes manifestações religiosas e culturais

Em Três Pontas, há 47 anos acontece o Encontro das Companhias de Reis. Neste sábado (14), o evento promete reunir grande público, atraído pelos grupos que já “anunciaram o nascimento do Menino Jesus” por toda a Cidade, numa peregrinação religiosa e folclórica imbatível ao tempo e à constante modernização.

Primeiro acontecimento de grande porte da nova Administração, o Encontro chega com novidades. De acordo com a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo a abertura será na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Se a tradição tem caráter católico, analisa a Chefe da Divisão de Cultura, Dilma Messina, é justo que as companhias participem de Missa, agendada para as 18h30min. O Prefeito Luis Roberto Laurindo Dias (PSD) e outras autoridades municipais deverão acompanhar a celebração. 

Festa do Padre Victor Aniversário de Morte de Padre Victor 2015 8.jpg (Copy)

Marungos na Festa do Padre Victor

Em seguida começarão as apresentações que deixam de acontecer no Ginásio Poliesportivo “Delvo Corrêa”, no Bairro Padre Vitor, e retornam à Praça Cônego Victor, no Centro. Conforme acordado em reunião, cada companhia terá 15 minutos para mostrar suas músicas, suas batidas típicas e a famosa Dança dos Marungos. Ao todo, 12 grupos confirmaram presença, um deles do estilo Moçambique e outro Congado.

O criador de volta ao palco

O Radialista Ruy Quintão, fundador do Encontro das Folias de Reis, durante décadas foi o apresentador oficial do evento. Agora, recebeu o convite para voltar ao palanque e dividirá a apresentação com o colega também de rádio, João Batista.

Para a Secretaria, a alegria e o carisma de Ruy Quintão também abrilhantam o Encontro e tê-lo no palco é uma forma de reconhecer a a iniciativa que enraizou e se tornou uma das mais significativas manifestações culturais de Três Pontas.

Festa do Padre Victor Aniversário de Morte de Padre Victor 2015 10.jpg (Copy)

Companhia de Congado também participa do Encontro deste sábado, na Praça Cônego Victor

Confirmaram participação no 47º Encontro, os seguintes grupos.

Companhia de Reis Caminhos de Belém
Companhia de Reis Família Dias
Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos
Companhia de Reis Mãe Rainha
Companhia de Moçambique
Congada Nossa Senhora do Rosário
Companhia de Reis Nossa Senhora do Bonfim
Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria
Companhia de Reis Santa Clara
Companhia de Reis Santa Margarida
Companhia de Reis São Cristóvão
Companhia de Reis Padre Victor II

A ordem das apresentações não foi divulgada. Se a noite estiver chuvosa, comunica a Secretaria, as apresentações serão transferidas para o próximo sábado (21).

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Jovem aprovado em Medicina reconhece a importância de um professor comprometido com a formação de grandes profissionais e nobres cidadãos