Educação, Cultura e Lazer

Jovem aprovado em Medicina reconhece a importância de um professor comprometido com a formação de grandes profissionais e nobres cidadãos

“Pessoas deixam marcas”. Este foi o tema de uma palestra organizada por integrantes de grupos de oração de Três Pontas. Ministrado no sábado (14) pela Professora Ana Paula Silva e Silva, o evento teve por objetivo valorizar o Profissional da Educação, consequentemente o segmento, que nem sempre está entre as prioridades das esferas governamentais. Em Três Pontas, por exemplo, na primeira reunião do ano, vereadores – dentre eles um professor – adiaram o vigor de uma lei que propõe a exigência do Ensino Superior para os convidados ao cargo de secretário municipal. Ideologias políticas à parte, fato é que se os legisladores desejaram com a decisão evitar discriminações, pregar a igualdade de direitos, também deram a entender que a Educação não é um fator determinante para o desenvolvimento de um município e o conduzir de seu povo. Trocaram o ensino, o conhecimento técnico pela confiança na capacidade pessoal de seus conterrâneos indicados para atuar ao lado do novo prefeito.

Na contramão dos interesses partidários, outros trespontanos ainda acreditam na Educação “como a arma mais poderosa para mudar o mundo”, seguindo Nelson Mandela. E se esforçam para tirar o máximo proveito das aulas, certos de que pelo Saber vão transformar a vida deles e de seus próximos.

ee-deputado-jacy-junqueira-gazola-concurso-redacao-senado-2Dilson Gabriel Pieve, enquanto aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Prefeito Jacy Junqueira Gazola” venceu o Concurso de Redação do Senado Federal, em 2016, descrevendo sobre “Esporte: educação e inclusão”. Foi condecorado em Brasília e teve a oportunidade de atuar como “Jovem Senador”.

Educação Destaques Trespontanos 4De novo em 2016, outra vez da Escola Estadual “Prefeito Jacy Junqueira Gazola”, Lailla Brito Oliveira, então no 7º ano do Ensino Fundamental, foi medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Receberá a premiação em agosto, das mãos do Presidente da República, Michel Temer. Em 2015, Lailla foi Bronze na mesma competição.

No auge das comemorações, os dois estudantes citaram o empenho de seus professores e o incentivo que receberam dos pais e da Escola, importantíssimo avaliaram, para se tornarem destaques nacionais e elevar Três Pontas como uma cidade com ensino de referência.

Educação Destaques Trespontanos 3Dias atrás, a conquista de outro trespontano levou muita gente à ideia de que ser professor ainda vale a pena dos salários tantas vezes defasados, do desrespeito crescente por parte de estudantes que desconhecem hierarquia, da má vontade de certos políticos que implantam reformas sem o mínimo diálogo com a comunidade escolar.  Lucas Peixoto Sudério, aprovado em Medicina pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), descreveu em rede social:

Pensa em uma pessoa que perdeu sábados dando aula particular sem cobrar. Pensa em uma pessoa que saía de sua casa pra levar apostila e ensinar matéria, sem cobrar. Pensa em uma pessoa que te deu todo apoio moral possível, que não deixava afundar, e nem sentir incapaz. Pensa em uma pessoa que mandava mensagem às 6h da manhã e às 23h pra me mandar ir estudar. Pensa em uma pessoa que quando você estava estudando 14h por dia, xingava e mandava estudar 16h. Pensa em uma pessoa que estava mais preocupada com o resultado que você mesmo. Esse cara é o Camilo, professor, amigo, pai e muito mais.  Você é muito importante pra mim cara, te devo muito, inclusive pelos bons conselhos!”

Educação Destaques Trespontanos Camilo Henrique Tavares 1Honrado, o Professor Camilo Henrique Tavares, devolve contando que o mérito é de Lucas, rapaz de origem humilde, que sempre estudou em escolas públicas e que está a uma pegada da realização do grande sonho. As aulas, no campus da UEMG em Passos, começam em breve. Da Escola Municipal “João de Abreu Salgado”, Lucas se transferiu para a Escola Estadual “Prefeito Jacy Junqueira Gazola” e ao concluir o Ensino Médio se preparou, sem frequentar cursinhos, para o vestibular. Estudou pela Internet, usufruindo sobretudo do site “Descomplica”. Por dia reservou 16 horas para a preparação, correu em busca de esclarecimentos e ainda trabalhou e deu atenção à família, à namorada, ao filho que teve aos 17 anos. Foram 300 candidatos por vaga. Lucas passou em 16º lugar e garantiu uma das 20 vagas abertas.

Educação Destaques Trespontanos 2“É um menino vitorioso, que soube aproveitar o monitoramento de seus professores e ex-professor, que soube entender o incentivo para ‘estudar, estudar, estudar’ e que soube aproveitar o tempo que teve para se preparar para a faculdade e para a vida”, elogia Camilo.

Ainda na opinião do Professor, as vitórias não caem do céu, são conquistadas com esforço e isso serve também para estudantes de escolas particulares. Ele cita um exemplo visto em casa. O filho Henrique Mesquita Pieve Tavares está cursando o segundo período de Medicina em faculdade federal de Petrolina (PE). A dedicação também foi um marco na jovem história de Henrique que concluiu o ensino Fundamental e Médio na Escola Coração de Jesus-Objetivo.

Voltando à conquista de Lucas, Camilo revela que além de empenhado, é inteligente, participativo e que manifestava o desejo de se tornar astronauta. Desde criança, sinalizou que seria dono de um futuro promissor. “Ele quis, persistiu, recebeu cobrança diante da qual se aperfeiçoou”.

Educação Destaques Trespontanos 5É também humilde, segundo o Professor amigo, porque demonstra gratidão. “É raro alguém fazer elogios à nossa categoria. Receber essa homenagem é muito gratificante, é incentivador embora eu já esteja quase aposentando da minha função; para mim serve como a continuação de uma profissão pouco valorizada” – diz Camilo e sequencia: “embora em nossa Cidade diploma pareça não ter importância, principalmente para políticos, para a nossa classe social que é menos privilegiada e que não tem política atrás da gente, nós necessitamos da Educação, nós vencemos com estudo. A política passa, o estudo não”, finaliza.

Faltando poucos dias para o retorno das aulas no Município, fica a homenagem do Sintonizeaqui a Dilson, Lailla, Lucas… aos ‘Joões’ e Marias que fazem da Educação “a maior arma para mudar o mundo” e a todos os professores que, a exemplo de Camilo, seguem comprometidos com a formação de grandes profissionais e nobres cidadãos, cultivando a amizade por seus alunos mesmo ao término de um período letivo.

(Foto página principal: Portal Brasil)

Previous post

Folias de Reis de Três Pontas participam de Missa e se apresentam na Praça Cônego Victor

Next post

Secretaria de Transportes e Obras de TP mostra serviço nesse início de Governo