Outros

Geada atinge lavouras e pastagens em Três Pontas. Cidade pode ser afetada novamente pelo fenômeno nesta quarta, alerta o Inmet

A temperatura despencou em Três Pontas de ontem (19) para esta terça-feira (20). A estação meteorológica da Cocatrel mostra que o termômetro atingiu os 23° por volta das 16 horas e a partir daí caiu rigorosamente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou pela manhã 3° graus na cidade, com temperatura térmica de 2° graus.

Tanto frio trouxe geada. Vários produtores e engenheiros agrônomos se dirigiram bem cedo para o campo a fim de realizar o levantamento das áreas atingidas. Em Três Pontas, quando se fala neste fenômeno natural, logo se pensa no café, principal produto agrícola do município. A informação é que muitas lavouras cafeeiras não escaparam dos estragos, algumas 100% prejudicadas. 

Além dos cafezais, a geada afetou também outras culturas e, nesta manhã, houve diversos relatos de perdas em hortas de verduras e legumes – por exemplo. Na Casa Pietá, que presta serviço social para usuários de drogas em recuperação, a horta ocupa aproximadamente 1 hectare, onde as folhas são maioria: couve, alface estão entre as espécies cultivadas e que complementam a alimentação dos acolhidos. Parte da colheita diária é comercializada para cobrir despesas da instituição. Um dos responsáveis voluntários pela entidade é Marcelo Lopes. Ele conta que a geada queimou praticamente toda a produção. A água congelou na tubulação e não foi possível irrigar as plantas pela manhã.

Atualmente, a Casa Pietá abriga quatro pessoas, mas tem capacidade para atender até nove recuperandos. A entidade conta sempre com a ajuda da comunidade, solidariedade que, com certeza, terá mais demanda diante do ocorrido nesta madrugada.

Na região dos Pinheiros, zona rural de Três Pontas, às 6h30min, o termômetro de uma propriedade marcava 1 grau negativo (-1°C). O marido de Ana Christina havia coberto o viveiro de café e, assim, protegeu as mudinhas do frio. No entanto, a horta – de onde a família consome e fornece produtos orgânicos – sentiu a queda brusca da temperatura e o prejuízo é certo. Christina ainda não sabe dizer tudo que sobreviverá. “O brócolis e o repolho resistiram, mas a chicória, a alface não. O manjericão, os tomatinhos também queimaram”, observou, acrescentando que a geada estragou também a grama e flores no entorno da residência.

Cereais e Pastagens

Em Três Pontas, a produção de cereais, tais como milho e soja, está em expansão. As lavouras ocupam áreas mais baixas das propriedades e este tipo de terreno também é geralmente destinado às pastagens. No primeiro momento, agrônomos e médicos veterinários da Cocatrel que acompanham produtores e criadores de corte e leite calculam que a geada comprometeu de 60 a 70% das áreas ocupadas por estas culturas ou pelo gado.

No Sul de Minas, diversas localidades amanheceram cobertas pela camada de gelo. O SintonizeAqui recebeu imagens de:

Três Pontas

Campo do Meio

Boa Esperança (créditos Adriano Oliveira)

Nepomuceno

Varginha

Alerta de possibilidade de nova geada

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de geada para a manhã desta quarta-feira (21) válido para 86 cidades de Minas Gerais. De acordo com o documento, a temperatura mínima deve ficar em torno de 3°C durante a madrugada. Há, portanto, risco de perda de plantações.

Segundo o Inmet o alerta vai para os seguintes municípios mineiros:

Aiuruoca
Alagoa
Andrelândia
Baependi
Bom Repouso
Borda Da Mata
Brazópolis
Bueno Brandão
Cachoeira De Minas
Camanducaia
Cambuquira
Cambuí
Campanha
Careaçu
Carmo Da Cachoeira
Carmo De Minas
Carrancas
Caxambu
Conceição Das Pedras
Conceição Do Rio Verde
Conceição Dos Ouros
Consolação
Cordislândia
Cristina
Cruzília
Córrego Do Bom Jesus
Delfim Moreira
Dom Viçoso
Elói Mendes
Espírito Santo Do Dourado
Estiva
Extrema
Gonçalves
Heliodora
Ingaí
Itajubá
Itamonte
Itanhandu
Itapeva
Itumirim
Itutinga
Jesuânia
Lambari
Lavras
Luminárias
Machado
Madre De Deus De Mina
Maria Da Fé
Marmelópolis
Minduri
Monsenhor Paulo
Munhoz
Natércia
Nepomuceno
Olímpio Noronha
Paraisópolis
Passa Quatro
Pedralva
Piranguinho
Piranguçu
Pouso Alegre
Pouso Alto
Santa Rita Do Sapucaí
Sapucaí-Mirim
Senador Amaral
Seritinga
Serranos
Silvianópolis
Soledade De Minas
São Bento Abade
São Gonçalo Do Sapucaí
São José Do Alegre
São João Del Rei
São Lourenço
São Sebastião Da Bela Vista
São Sebastião Do Rio Verde
São Thomé Das Letras
São Vicente De Minas
Tocos Do Moji
Toledo
Três Corações
Três Pontas
Turvolândia
Varginha
Virgínia
Wenceslau Braz

Inmet anuncia possibilidade de nova geada em 86 cidades de MG (Foto: propriedade em Varginha)

Previous post

Alerta para a importância da direção segura na estação mais fria e seca do ano

Next post

Frio rigoroso danifica aquecedores solares em Três Pontas