Educação, Cultura e LazerPoliciais

Guarda Municipal tira de circulação 43 produtos ilícitos durante a Operação “Brincadeira sim, cerol não”

Guarda Civil Municipal CGM Pipa Férias 1

Guarda Municipal de Três Pontas: empenho em nome de brincadeira segura

A Guarda Civil Municipal de Três Pontas (GCM) aproveitou as férias escolares para colocar em prática mais uma edição da Operação “Brincadeira sim, cerol não”. O período é propício para abordagens educativas, já que dias livres e ventos comuns nessa época do ano são perfeitos para soltar pipas. A brincadeira é antiga, colore o céu trespontano, mas também oferece perigos. Aí entra o trabalho da GCM: evitar que a garotada solte os papagaios perto de rede elétrica e use produtos capazes de provocar ferimentos, tais como cerol (mistura de cola e vidro moído) e linha chilena (mistura de pó de quartzo e alumínio). Com alto poder cortante, esses recursos procurados pelas crianças podem até matar.

Guarda Civil Municipal CGM Pipa Férias 2

Durante a Operação, GCM recebeu 19 denúncias e apreendeu 43 linhas cortantes

Conforme o balanço divulgado na manhã desta terça-feira (2), a Operação se estendeu de 18 a 29 de julho. Além da orientação, feita à base de muita conversa e da distribuição de 600 panfletos, os Guardas Municipais recolheram materiais ilícitos. Em Minas Gerais, a venda e o uso da linha chilena são proibidos, portanto, quem desrespeita a Lei está sujeito a penalizações. No total, foram incineradas 27 linhas com cerol e 16 linhas chilenas.

Diariamente, das 8 às 18 horas, o efetivo – formado de 13 integrantes – se empenhou em auxiliar para uma brincadeira segura. Assim, orientou 162 pessoas e registrou 122 boletins de ocorrência. As denúncias recebidas no período da Operação somaram 19. Não houve presos ou detidos.

“O saldo foi muito positivo. Pessoas foram orientadas, a comunidade esteve envolvida e materiais ilícitos foram retirados de circulação. A sensação é de dever cumprido”. A afirmativa vem do Comandante Edward Naves e demais membros da GCM trespontana.

Previous post

Escola, família e sociedade se unem e promovem melhorias na Escola João de Abreu Salgado em Três Pontas

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas