Educação, Cultura e LazerOutros

Há 176 anos nascia a Vila de Três Pontas

 

Por Paulo Costa Campos 

Em 1º de abril de 1841, através da lei nº 202, Três Pontas tornou-se uma vila, tendo o seu território se desmembrado de Lavras.

Em 10 de fevereiro de 1842 foi instalada a primeira Câmara Municipal. Foram eleitos os seguintes vereadores: Sargento-Mor Antônio Gonçalves de Mesquita, Sargento-Mor João Baptista Ferreira de Brito, Tenente-Coronel Francisco de Paula Pereira, Domingos Teixeira de Carvalho, Antônio Pinto Ribeiro, Antônio Luiz de Azevedo, futuro Barão do Pontal, e Domingos de Abreu Salgado, este só tomou posse posteriormente, pois era também vereador em Lavras.

A eleição era indireta, vale dizer, pela maioria de votos dos vereadores. Foi eleito Presidente da Câmara o Sargento-Mor Antônio Gonçalves de Mesquita. O poder político-administrativo passou a ser exercido pela Câmara.

No Largo da Camirão, hoje Praça Presidente Vargas, foi levantado o pelourinho, símbolo da autonomia do lugar. O centro urbano da vila deslocou-se para a praça na qual fora edificada a capela (hoje Praça Cônego Victor).

A elevação à vila significava a emancipação político-administrativa da freguesia. Essa mudança exigiu toda uma infra-estrutura, a fim de que todos os poderes pudessem funcionar. Foi construído o edifício da Câmara Municipal, onde também abrigava o Fórum e, na parte térrea funcionava a cadeia, na Praça Cláudio Manoel.


A partir de então, a população cresceu, o comércio se desenvolveu, novas casas foram construídas, novas ruas surgiram, principalmente na praça da capela, hoje Praça Cônego Victor.

Previous post

“Saímos do Facebook e estamos na rua” – estudantes protestam em favor da valorização da Educação e contra manobras políticas

Next post

Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de TP capacitam para classificação e degustação de café