Educação, Cultura e LazerOportunidadesOutros

Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de TP capacitam para classificação e degustação de café

“Durante a minha vida profissional não tive a oportunidade de trabalhar com classificação e degustação de café. A qualificação nessa área me surpreendeu. O curso é de excelente qualidade, é completo tanto na teoria quanto na prática. Me sinto preparada para atuar também nesse segmento”.

A declaração é da Engenheira Agrônoma, Michele de Oliveira Lima. Ela compôs a turma que durante toda a semana passada (27 a 31) se encontrou na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) – polo Três Pontas – para aprender sobre o tema de intensa demanda no Município e na região, que se consolidou como grande geradora de café do Brasil. A capacitação foi oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas. Michele, que vem de família cafeicultora, acredita que os ensinamentos agregam na missão que escolheu: a de combinar conhecimentos em nome do desenvolvimento sustentável da produção agrícola.

Aos 16 anos, Jonas Henrique Oliveira Santos Brito também viu no curso oportunidade. “Ganhei muita experiência sobre o café, que é algo que chama a minha atenção. Aprendi a diferenciar as bebidas, enfim, gostei muito. Sempre me interessei pelo assunto, pela agricultura”, conta o jovem estudante. “Ique” revela que pretende trabalhar na área. Até chegar o momento de ir a campo, ele afirma querer se aprofundar em outros aspectos relacionados à cultura.

Ministrada pelo Instrutor, Ricardo Aloise Junior, a formação oferece uma visão global de classificação de café e deve refletir no manejo e na comercialização do produto, oferecendo condições à geração de cafés de qualidade, além de abrir portas para quem busca um enquadramento no mercado formal. “Temos recebido muita procura pela capacitação em Classificação e Degustação de Café porque esse curso oferece uma base muito boa. Quem se aperfeiçoa tem um grande mercado de trabalho pela frente”, diz Antônio Afonso de Oliveira, Mobilizador do Senar Minas.

E para alegria de “Ique” e demais interessados, ele informa que existe a intenção de aproveitar a estrutura do polo Uaitec para que os trespontanos e também moradores da vizinha Santana da Vargem sigam estudando a classificação e degustação, porém de cafés especiais, setor que – cada vez mais – conquista as propriedades cafeeiras de Minas. O curso foi lançado recentemente pelo Senar e estreou justamente em Três Pontas, aplicado em março para funcionários da Cocatrel e realizado no laboratório da própria Cooperativa.

Está prevista para o final de abril a apresentação da nova agenda de cursos para o Município. Antônio antecipa que as capacitações serão voltadas aos cuidados na colheita e pós-colheita para que produtores e trabalhadores possam aplicar os conhecimentos na safra de café que se estende de maio a agosto.

(Foto Página Inicial: Faemg)

Previous post

Há 176 anos nascia a Vila de Três Pontas

Next post

Samba, Bossa e Prosa - Um agradável encontro com música, amigos e gastronomia