Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Horário de verão começa à meia-noite: adiante seu relógio em uma hora

Jessica Mesquita Silva

A partir deste domingo (15), entra em vigor o Horário Brasileiro de Verão. Por isso quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve adiantar seu relógio em uma hora, quando os ponteiros baterem meia-noite neste sábado (14).

Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal terão que se acostumar com a mudança.

O horário de verão foi estipulado pela primeira vez em 1931 e seu objetivo é promover a economia de energia elétrica com o uso da luz natural do dia. Neste ano, a economia gerada foi tema de discussões entre os governantes.

Foi mantido

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), atualmente os picos de consumo ocorrem no horário entre 14 e 15 horas, e não mais entre 17 e 20 horas – o que significa que a mudança no relógio não tem gerado muita contenção de gastos.

O que pesou na decisão sobre a permanência do horário foram as poucas chuvas deste ano. A escassez resultou na queda dos níveis de represas hidrelétricas. Mesmo pequena, a economia gerada será útil, afirma o Governo Federal.

Gosta do horário?

Com os dias começando antes do raiar do sol e claros até mais tarde, há quem goste e quem não é tão fã assim do horário de verão.

Quem gosta diz que aproveita a luz natural do dia para praticar exercícios físicos sem se preocupar se está muito tarde ou não, ir para a faculdade com mais tranquilidade, entre outros.

Quem não gosta, diz que a maior dificuldade está relacionada à falta de costume do corpo, principalmente nos primeiros dias: difícil de acordar e falta de fome no almoço são para essas pessoas os maiores transtornos.

E você… curte ou não curte?!

(Fotos: Ilustrativa Net)

 

Notícia anterior

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Próxima notícia

Entre mais de 1.000 itens em promoção, pisos e revestimentos ganham descontos diferenciados no aniversário do Clube da Casa Nova Era