Outros

Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrina por Três Pontas

Três Pontas está inserida nas comemorações dos 300 anos da Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida. Com grande festa, uma Imagem Peregrina – vinda do Santuário Nacional – foi recebida no último dia 6 pela Paróquia que tem o mesmo nome da Padroeira do Brasil. Presente nas missas na Matriz – localizada no Centro da Cidade, a visitante auxiliou na renovação da fé e da admiração dos devotos também ao passar por praticamente todas as comunidades urbanas e várias rurais pertencentes à Paróquia d’Aparecida. A reza do Terço – nas últimas noites de verão – fez parte da programação especial.

Chegada da Imagem Peregrina à Matriz d’Ajuda

Já no sábado (18), a Imagem Peregrina deixou a Matriz Nossa Senhora Aparecida e seguiu em procissão para a Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. A comunidade recepcionou a ilustre visitante se reunindo em missa solene. Ontem (19) ela abrilhantou ainda mais a Festa de São José, no Fazendão, e hoje (20) foi recebida com muitos fogos em vários estabelecimentos comerciais. O Hospital São Francisco de Assis é outro local escolhido para anfitriar a Santa.

Segundo agenda divulgada pela Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, a Imagem visitará a Vila São Vicente de Paulo e a Comunidade Sagrada Face nesta terça-feira (21). As missas serão celebradas, respectivamente, às 16 horas e às 18h30min. Na quarta-feira (22), será a vez da Comunidade São Pedro receber Nossa Senhora Aparecida. Apae e escolas também estão no roteiro que será gradativamente divulgado. As venerações estão programadas para acontecer até às 21 horas, nas igrejas que em houver celebração especial com a presença da Imagem.

A Peregrina fica na Paróquia até dia 25, quando será transferida para a terceira Paróquia criada em Três Pontas, a do Cristo Redentor – que abrange, entre outras, a Comunidade Nossa Senhora das Graças (Catumbi).

O Jubileu

A Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 o encontro da Imagem completa 300 anos.

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé em preparação ao tricentenário.

Imagens peregrinas são enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levam a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, são colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Na programação, estão as inaugurações do Campanário do Santuário Nacional com sinos fabricados na Holanda e da grandiosa Cúpula da Basílica. O Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos foi aberto em 12 de outubro de 2016.

Selo

Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu, foi criado um Selo Comemorativo. Na composição, estão elementos que fazem referência à religiosidade brasileira: a cruz, recordando o centro de nossa fé; o barco, recordando a pesca milagrosa; e a Imagem da Senhora Aparecida.

O primeiro material a receber o selo foi o livro ‘Aparecida’, do fotógrafo Fábio Colombini. O livro retrata as expressões de fé e a arte sacra no Santuário Nacional e foi lançado, oficialmente, em 18 de agosto de 2013.

A História

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes.

Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

(Fonte: Santuário Nacional de Aparecida)

 

Previous post

Ser eficiente no atendimento é assunto na Associação Comercial de TP

Next post

Preço do gás de cozinha sobe pela segunda vez no ano