OutrosTp City

Instituto Mineiro De Agropecuária Alerta Para O Vazio Sanitário Da Soja

Vazio Sanitário MG IMA

Medida tem por objetivo manter lavouras livre da ferrugem asiática (Foto: Divulgação IMA)

Começa nesta sexta-feira (1º), o período do vazio sanitário da soja, que prosseguirá até 30 de setembro em todo o território mineiro. Durante 90 dias estará proibido o plantio desse grão em todo o Estado, exceto para as situações previstas na legislação e desde que autorizado pelo Comitê Estadual para Controle da Ferrugem Asiática da Soja, presidido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O Instituto prevê fiscalizar aproximadamente 700 propriedades rurais em Minas durante os 90 dias de vigência do vazio sanitário.

A medida está estabelecida pela Resolução nº 1.393/2015 da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Portaria nº 1503/2015 do IMA e tem o objetivo de prevenir e controlar a ferrugem asiática, praga causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e que destrói a planta infectada.

Vazio Sanitário MG IMA 2

O IMA prevê fiscalizar aproximadamente 700 propriedades rurais em Minas durante os 90 dias de vigência do vazio sanitário (Foto: Canal Rural)

Além da proibição de novos plantios, durante o vazio deverão ser exterminadas todas as plantas vivas remanescentes de safras anteriores, o que poderá ser feito com a utilização de produtos químicos ou outras formas de erradicação.

O produtor que for notificado pelo IMA por manter a planta na sua lavoura e que não exterminá-la em prazo de 10 dias após a notificação estará sujeito a multa de 1,5 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), o equivalente a R$ 4.516,35.

O Escritório Seccional do IMA em Três Pontas deve realizar a partir do mês de julho vistorias na zona rural dos municípios de Três Pontas e Santana da Vargem e se encontra à disposição para maiores esclarecimentos. O endereço é Rua Imperatriz Leopoldina, 565, antigo prédio do IBC. Os telefones são (35) 3266-2137 e (35) 3266-1546. O e-mail de contato é trespontas@ima.mg.gov.br.

Previous post

Varginha: Identidade em redes sociais é tema em ciclo de palestras

Next post

Sine Anuncia Que Há Vagas De Emprego Em Três Pontas