Isdel – Três Pontas ocupa a 152ª posição em MG em relação aos indicadores de desenvolvimento econômico, mostra o Sebrae
Arlene Brito
Entre os 853 municípios mineiros, Três Pontas ocupa a 152ª posição, com escala 0,360. Isto em relação ao Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel). De acordo com a análise, a cidade – com 57.298 habitantes e com Produto Interno Bruto (PIB) em R$ 1.042.056 – tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,7310. No Ranking Brasil, o município está na 1.485ª posição.

Educação, renda e densidade empresarial apresentam os melhores desempenhos em Três Pontas (Foto: Mariliz Castro)
No Sul de Minas, Varginha, Pouso Alegre e Itajubá são as cidades que apresentaram as melhores colocações sendo, respectivamente, 5ª (0,458), 10ª (0,436) e 12ª posição (0,427).
Criado pelo Sebrae para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local, o indicador reúne as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “Elas possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.
O Isdel posiciona os territórios em uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. O Índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos nas seguintes dimensões.
- Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), na qual Três Pontas apresenta 0,6050 (quando a média de MG é de 0,6118).
- Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas). Neste quesito, a Terra do Beato Padre Victor apresenta índice de 0,001752 (frente a 0,1649 em Minas)
- Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública): 0,4806 (Três Pontas) e 0,6896 (Minas).
- Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva): 0,3976 (Três Pontas) e 0,6631 (MG)
- Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional): 0,06779 (Três Pontas) e 0,1838 (MG)
“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o Isdel considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Melo.

A expectativa é que o Isdel seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais. As informações estão disponíveis para consulta no site https://www.isdel-sebrae.com/




