OutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Isdel – Três Pontas ocupa a 152ª posição em MG em relação aos indicadores de desenvolvimento econômico, mostra o Sebrae

Arlene Brito

Entre os 853 municípios mineiros, Três Pontas ocupa a 152ª posição, com escala 0,360. Isto em relação ao Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel). De acordo com a análise, a cidade – com 57.298 habitantes e com Produto Interno Bruto (PIB) em R$ 1.042.056 – tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,7310. No Ranking Brasil, o município está na 1.485ª posição.

Educação, renda e densidade empresarial apresentam os melhores desempenhos em Três Pontas (Foto: Mariliz Castro)

No Sul de Minas, Varginha, Pouso Alegre e Itajubá são as cidades que apresentaram as melhores colocações sendo, respectivamente, 5ª (0,458), 10ª (0,436) e 12ª posição (0,427).

Criado pelo Sebrae para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local, o indicador reúne as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “Elas possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

O Isdel posiciona os territórios em uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. O Índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos nas seguintes dimensões.

  • Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), na qual Três Pontas apresenta 0,6050 (quando a média de MG é de 0,6118).
  • Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas). Neste quesito, a Terra do Beato Padre Victor apresenta índice de 0,001752 (frente a 0,1649 em Minas)
  • Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública): 0,4806 (Três Pontas) e 0,6896 (Minas).
  • Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva): 0,3976 (Três Pontas) e 0,6631 (MG)
  • Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional): 0,06779 (Três Pontas) e 0,1838 (MG)

“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o Isdel considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Melo.

Em relação aos estados, Minas Gerais (Isdel 0,395) aparece em oitavo lugar, atrás de São Paulo (0,538), Rio de Janeiro (0,491), Distrito Federal (0,473), Santa Catarina (0,436), Rio Grande do Sul (0,434), Paraná (0,428) e Espírito Santo (0,401). “O Isdel não aponta se um território é melhor que o outro, mas sim, mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas”, afirma o gerente do Sebrae Minas.

A expectativa é que o Isdel seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais. As informações estão disponíveis para consulta no site https://www.isdel-sebrae.com/

Previous post

Sessões Cívicas marcam etapas vencidas na vida dos alunos da Escola Coração de Jesus-Objetivo

Next post

Corpo de Bombeiros de Varginha promove curso de abordagem técnica à tentativa de suicídio