Outros

Live discutirá o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia

No Brasil, a violência doméstica e familiar contra a mulher apresenta coeficientes altos. Em 2019, por exemplo, foram abertos 563,7 mil novos processos. Com o distanciamento social proporcionado pela pandemia, 2020 pode ficar com um número ainda mais elevado.

Esse e outros temas nortearão a “live” da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS) do Centro Universitário Internacional Uninter. A transmissão acontece nesta terça-feira (11), às 19 horas e contará com a participação de Debora Veneral, diretora da ESGPPJS, e Luciana Almeida da Silva Teixeira, mediadora do Grupo de Estudos Direito e Gênero da ESA OAB/RS.

“Estamos passando por um momento único, que mudou o nosso dia a dia, e analisá-lo é importante. Com o isolamento social, a convivência familiar foi intensificada e, com ela, surgiu a instabilidade emocional, a insegurança e o medo pela incerteza em relação aos acontecimentos futuros. Somado aos fatores emocionais está o fator financeiro, marcado pela incerteza da estabilidade nas relações trabalhistas e, especialmente, pela ausência de dinheiro”, diz Débora.

Para Luciana, ter duas mulheres debatendo as questões que envolvem o gênero e a sociedade, no Dia da Advocacia, será um marco representativo.

A violência está em casa

Com o isolamento social, os casos de violência doméstica atendidos pela Polícia Militar aumentaram. Dados indicam que na primeira semana do isolamento social o número de chamados no Paraná aumentou em 15%. Não foi diferente em outros estados, como por exemplo São Paulo, que registrou um aumento de 30%; Rio de Janeiro, com 50%; e o estado de Mato Grosso do Sul, que registrou aumento de 400% no número de feminicídios. Nesse último, enquanto em março de 2019 foram vitimadas duas mulheres, neste mesmo período em 2020, o número aumentou para 10 mulheres — coincidentemente, no mês que se iniciou o isolamento social.

Serviço
O que: Live violência contra as mulheres em tempo de pandemia
Quando: terça-feira, dia 11
Horário: 19 horas
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=n6R925O__80


Sintonize mais: CONFINADA COM O INIMIGO: Quando Ficar Em Casa É Perigoso!


 

Previous post

Economia - Saldo de empregos nas MPE mineiras é o pior nos últimos 10 anos

Next post

Câmara de Três Pontas - Plenário acata Veto sobre adiamento do desconto de empréstimo consignado