Moda e Beleza de Três PontasOutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Mães em tratamento contra o câncer recebem atenção especial de segmentos unidos no projeto Beleza em Foco

Elas chegaram aos poucos, se acomodaram, esperaram a vez de ficarem ainda mais bonitas. Passaram por limpeza de pele, pintaram as unhas, foram maquiadas. Depois tomaram café, participaram de sorteio de brindes ofertados pelo comércio local, conversaram animadamente.

Assim, cuidando da aparência e se socializando, comemoraram a passagem do Dia das Mães. Elas são mulheres em tratamento contra o câncer, recebidas nas dependências do empreendimento Cris Estética, no Bairro Botafogo, em Três Pontas.

Tudo começou com o Grupo de Apoio Amigas Guerreiras que, pelo terceiro ano consecutivo, idealizou o Café das Mães Guerreiras, regando a semente plantada por “Cida do Paulão” (segunda na foto abaixo), um mês antes de falecer.

Dia das Mães Beleza em Foco Amigas Guerreiras 6.jpg (Copy)

“Com este momento, a gente homenageia essas mães que, mesmo passando pelo momento tão difícil do tratamento – têm enjoo, ficam de cama, sofrem queda de autoestima – não deixam de ser mães e mulheres. Cada uma delas é merecedora e tem direito a esse cuidado e a esse afeto”, registra Cristiane Calixto, proprietária do espaço onde o encontro foi realizado.

Dia das Mães Beleza em Foco Amigas Guerreiras 8.jpg (Copy)

Auxiliando nos trabalhos estavam sócios de clubes de serviços de Três Pontas.  Os jovens criaram o projeto Beleza em Foco e ao saber da iniciativa das Guerreiras, tiveram a certeza de que a união tornaria o dia ainda mais produtivo.

O plano já nasceu diferenciado, conta a Diretora de Imagem Pública do Rotaract, Brenda Castelari. Isso porque, explica, a ideia foi apresentada durante a 8ª Assembleia Distrital de Rotaract e Interact Clubes (Adirc), realizada em abril na cidade de Guaxupé. Na oportunidade, o projeto recebeu oficialmente o reconhecimento como ação essencial à promoção da qualidade de vida.

Dia das Mães Beleza em Foco Amigas Guerreiras 7.jpg (Copy)

O sucesso previsto se concretizou. “Sempre trabalhamos com idosos, crianças, dependentes químicos em recuperação, moradores de rua, romeiros de Padre Victor. Este é o nosso primeiro trabalho com mulheres que lutam contra o câncer e está sendo muito bom; estamos gostando muito”, comentou Brenda. Segundo a Rotaractiana, o ‘Beleza em Foco’ foi desenvolvido depois de vários estudos através dos quais os jovens souberam que pesquisas indicam que – quando mulheres se sentem mais bonitas, com a autoestima elevada – há um reflexo positivo em cima do tratamento contra o câncer: ele tende ser menos doloroso e mais eficaz.

Juntos, Rotaract e Interact pretendem sequenciar as ações e para isso contam com mais uma turma, determinada. São alunos do 3º período de Administração da Faculdade Três Pontas (Fateps), braço do Grupo Unis. 

Os universitários aderiram ao ‘Beleza em Foco’, iniciando o Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC). Vão, além de participar do dia da beleza e do café, se empenhar na realização de palestras que tragam benefícios às mulheres com câncer. Eles antecipam que as atividades serão abertas a toda a comunidade e que a motivação é um dos temas que deverão ser executados ainda neste semestre.

Dia das Mães Beleza em Foco Amigas Guerreiras 9.jpg (Copy)

Segundo Nilza das Graças Freitas e Flávia Sílvia de Oliveira o encontro se tornou importante momento para também destacar a importância das consultas médicas e exames periódicos. As estudantes de Administração ressaltam que descobrir o câncer em fase inicial é o mais importante passo rumo à cura. “Esse trabalho nos permite mostrar à sociedade que as mulheres devem ficar atentas todos os dias, em todas as idades. A prevenção é fundamental”, concluem.

Quanto às mães homenageadas na tarde desta segunda-feira (9), elas aproveitaram e, guerreiras que são, deixaram o exemplo a ser seguido: fé, coragem, determinação.

Previous post

Casa Lar: garantia de proteção, afeto e todos os outros direitos a crianças e adolescentes afastados das famílias

Next post

Em sessão solene, Vereadores de TP reconhecem o valor materno