Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Meio Ambiente – APELF realiza 2ª etapa do projeto Mata Ciliar de Furnas e conta com apoio da Compre Plantas, de Três Pontas

Arlene Brito

Na primeira edição, projeto realizou plantio de 120 mudas (Foto: FishTV)

Movida pelo sucesso da primeira edição, a Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Furnas (APELF), dará sequência ao projeto Mata Ciliar de Furnas. Neste domingo (4), 300 mudas nativas e frutíferas serão plantadas no Rancho Bom Retiro, que fica na Rodovia BR-369, Km 158, em Campos Gerais – no Sul de Minas.

Sávio Martins, proprietário da Compre Plantas: “plantar é investir em qualidade de vida”

Na lista de apoiadores está uma empresa trespontana. O viveiro de produção Compre Plantas doa para o projeto mais de 100 mudas. Para o proprietário, Sávio Martins, “o plantio de árvores nativas é fundamental para diminuição da temperatura, combater a erosão, evitar o assoreamento de rios, manter por perto diversas espécies de aves e pássaros e, meio a vários outros, proteger as nascentes e melhorar a qualidade do clima”.

Ecologista Sávio Martins produz mudas e planta árvores desde os 13 anos

Ciente da importância das árvores para a qualidade de vida da região, Sávio Martins faz questão de colaborar. “Estamos fazendo a nossa parte. Produzo e planto árvores desde meus 13 anos”, destaca. Além da doação em espécies, tais como, jacarandás, ipês, jatobá e outras árvores nativas, a intenção do ecologista e empreendedor é estar presente no evento, auxiliando no plantio e incentivando as pessoas a plantar cada dia mais.

Meta

A APELF explica que o projeto tem como objetivo replantar árvores nativas que foram exterminadas com o represamento da água do rio Grande pela usina hidrelétrica. A construção de Furnas foi iniciada em 1958 para atender à demanda brasileira de energia elétrica e evitar possível colapso no sistema. Com a obra, diversas terras em 33 municípios sul-mineiros foram alagadas e a iniciativa atual tenta recuperar um pouco do que foi perdido com a chegada da imensa represa. 

Lago de Furnas, Sul de Minas. Projeto da APELF resultará na primeira mata formada por ação social no Estado

Segundo o presidente da Associação, Claudiomir Jacinto, a intenção é realizar vários plantios ao longo do ano, sempre com ações de conscientização sobre preservação do meio ambiente e sobre a prática do pesque e solte. “Na área em que recebemos autorização , no momento, vamos plantar cerca de 2.500 mudas nativas e frutíferas. Será a primeira mata formada por ação social de Minas Gerais”, registra. Na primeira edição, em 17 de dezembro do ano passado, o Rancho Bom Retiro foi valorizado com o plantio de 120 mudas à margem do Lago de Furnas.

(Com informações de FishTV)

Previous post

Saiba quais farmácias estão de plantão em Três Pontas

Next post

Poesia e afins: Homenagem para um homem digno