Negócios/Empreendedorismo

Melhores Cafés 2020/2021: Cocatrel completa lançamento e cafés tipo exportação são disponibilizados para o consumidor

“Esta é a sua chance de provar um café tipo exportação. Então corra, pois são edições limitadas e alguns já estão até esgotados”.

O convite é da Cocatrel e se refere aos Melhores Cafés Cocatrel 2020/2021. Nesta safra, foram 25 cafés premiados e exportados para diversos países. Criado em 2009, o Programa “Melhores Cafés Cocatrel” tem este objetivo: gerar visibilidade e renda aos cooperados que produzem cafés com altíssima pontuação.

Além de valorizar o produtor e sua fazenda, o Programa garante acesso aos consumidores, que podem adquirir os cafés especiais, disponibilizados em caixinhas personalizadas nas cafeterias Cocatrel de Três Pontas, Nepomuceno e Carmo da Cachoeira e ainda na loja on-line www.lojacocatrel.com.br.

Um diferencial do Programa é que os produtores conseguem ganhos na exportação e também participam com 25% do valor de venda dos cafés industrializados. “Não é um concurso. Todos os cafés que entram na Cooperativa, em suas diversas filiais, são provados e classificados. Os classificados como especiais são enviados para o CDT (Departamento de Cafés Especiais da Cocatrel), que faz novas provas e avaliações. É com base nisso que os 25 foram escolhidos, o que dá ao Programa a característica de ser integrador, já que contempla todos os cooperados que depositam café na Cooperativa”, explica Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel. 

Lançamento final

De janeiro a maio, a Cocatrel realizou mensalmente o lançamento de cinco dos Melhores Cafés. Na final, foram apresentados os seguintes produtores:

João Paulo França com um café da variedade Catuaí Amarelo que apresenta notas de chocolate e caramelo, um café doce e frutado. Foi cultivado à altitude de 1.240 metros na Fazenda Córrego d’Antas, em Ilicínea.

Fábio Araújo Reis, da Fazenda Salto, localizada em Carmo da Cachoeira, também está na lista. O café da variedade Icatu é doce, apresentando notas de frutas vermelhas e uva. Foi produzido a 1.200 metros de altitude.

Outro vencedor foi Gilberto Augusto Cainelli Basílio, que produziu na Fazenda Zaroca, em Três Pontas, um café da variedade Bourbon Amarelo, com notas de frutas vermelhas, especialmente cereja, amora e uva. A lavoura fica a 1.180 metros de altitude.

Caio Cesio Salgado, de Nepomuceno, ficou entre os vencedores com um café da variedade Arara. O café é doce e floral com notas de frutas cítricas e limão. A lavoura que produziu esse café fica a 900 metros de altitude.

Completa a lista dos cinco produtores vencedores desse quinto lançamento, Cleo Tulio de Brito, da Fazenda Santa Hedwirgens, localizada em Elói Mendes. A lavoura fica a 980 metros de altitude. O café é da variedade Mundo Novo. É um café doce e cremoso, com notas de uva e frutas vermelhas.

Segundo Marco Valério, o Programa “Melhores Cafés” trabalha o conceito de rastreabilidade e fornece informações sobre o produtor, a fazenda, a região produtora, a variedade e a altitude da lavoura. Desse modo, a Cocatrel se estabelece na vanguarda do mercado de café, criando conexão entre produtores e consumidores, além de gerar benefícios reais para seus cooperados.

(Fonte: Ascom Cocatrel)

Previous post

Festival Encontro da Música Mineira acontece neste sábado com artistas de Três Pontas

Next post

Câmara - Projetos aprovados viabilizam recursos para combate à Covid-19 e mais 3 km de asfalto em estrada vicinal