Outros

Melhores Cafés 2020: Cocatrel continua sua jornada de conectar produtores e consumidores

A quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021, foi mais um dia marcante na história da Cocatrel. Dando continuidade ao projeto “Melhores Cafés Cocatrel, a Cooperativa lançou os cafés industrializados de mais cinco produtores premiados – safra 2020. Receberam o troféu e já estão com seus produtos especiais à venda, os cooperados Francis Figueiredo Oliveira (Três Pontas), Isaias dos Santos (Santo Antônio do Amparo), Fernando José Ferreira (Coqueiral), Denilson Antônio Costa (Ilicínea) e Edelvanio Vitor Pereira (Guapé).

Conheça os produtores e os café premiados 

Francis Figueiredo Oliveira, da Fazenda Santa Margarida, localizada em Três Pontas está entre os premiados pelo quarto ano. Seu café é um Mundo Novo localizado em lavoura a 950 metros de altitude. Um café doce e floral, com notas de mel e baunilha.

Isaias dos Santos foi o representante de Santo Antônio do Amparo, com um café Catiguá MG 2 localizado a 980 metros de altitude. O café é doce com notas de chocolate, avelã, melaço de cana e baunilha. Foi produzido na Fazenda Cipó.

Fernando José Ferreira está entre os premiados com um café frutado com notas de melaço de cana, uva e frutas vermelhas. Um café da variedade Arara produzido em lavoura localizada a 950 metros de altitude na Fazenda Boa Vista, em Coqueiral.

Denilson Antônio Costa, da Fazenda Furnas, de Ilicínea, foi premiado pela segunda vez. O café doce e floral com notas de frutas cítricas e limão é cultivado a uma altitude de 1.150 metros. Um Catuaí Amarelo.

Edelvânio Vitor Pereira fecha a lista dos homenageados de fevereiro com um Arara cultivado a 1.180 metros de altitude. A Fazenda Laranjeiras localiza-se em Guapé e o café possui característica doce com notas de licor e vinho.

A cerimônia não contou com a presença dos produtores, em função das medidas de prevenção adotadas por conta da pandemia do Covid-19, mas teve como propósito marcar o lançamento dos cafés industrializados.

O programa “Melhores Cafés Cocatrel” acontece desde 2009 e visa gerar visibilidade para o produtor e sua fazenda, além de garantir acesso aos consumidores, que podem adquirir cafés especialíssimos. Os cafés são exportados e os ágios são repassados aos produtores.

Além dos ágios de exportação e da visibilidade para o produtor/fazenda, a Cocatrel paga 25% do valor de venda dos cafés industrializados para os produtores. Segundo o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, “essas são formas de valorizar os produtores que se preocupam com detalhes, já que os 25 selecionados fazem parte do universo total de cafés recebidos pela Cooperativa”.

Marco Valério Araújo Brito – presidente da Cocatrel (Crédito: Paulo Prado/arquivo)

O programa “Melhores Cafés Cocatrel” é inovador por quatro motivos:

  1. cria conexão entre produtor/fazenda e consumidores;
  2. trabalha rastreabilidade e educação, já que os cafés são caracterizados por suas especificações tais como fazenda, produtor, variedade e altitude de cultivo;
  3. proporciona experiências, já que os cafés são disponibilizados também nas cafeterias da Cocatrel;
  4. gera resultados financeiros para os produtores cooperados, tanto nos valores de exportação quanto na participação de 25% do valor de venda dos cafés industrializados.

Neste ano, a ideia é lançar cinco produtores por mês, de janeiro a maio de 2021. A premiação teve início em 20 de janeiro, quando foram lançados os cafés de César Augusto Amaral (Santo Antônio do Amparo), Agostinho de Fátima Marcelino (Três Pontas), Lucas Natanael Moreira (Ilicínea), Lucas Sandy Reis (Três Corações) e de Antônio Osvaldo Arantes Junior (Ilicínea).  Relembre AQUI

Os dez cafés já lançados até o momento estão disponíveis para venda nas cafeterias Cocatrel e, também nas lojas online da Cooperativa.

(Fonte: Ascom Cocatrel/Página inicial: Ilustrativa Pixabay)

Previous post

Devotos são convidados para rezarem Novena Mensal do Padre Victor

Next post

Perigo: Infestação do mosquito Aedes aegypti está altíssima em Três Pontas