OutrosPolítica em Três Pontas

Na Câmara, OSB Três Pontas recebe título de Utilidade Pública. Em coletiva, o prefeito reeleito Marcelo Chaves analisa que a Associação é um avanço para a cidade

Na reunião ordinária desta segunda-feira (30), os vereadores de Três Pontas aprovaram um Projeto de Lei elaborado pela Mesa Diretora composta pelo presidente Maycon Machado, pelo vice-presidente Antônio Carlos de Lima (Tonho do Lazo) e pela secretária, a vereadora Marlene Lima.

A proposta, aceita pelos colegas legisladores, declara como Utilidade Pública Municipal, o Observatório Social do Brasil – Três Pontas (OSB – Três Pontas). A justificativa são as ações da Associação, que são voltadas para aspectos sociais, organizacionais, filantrópicos, sem cunho político ou partidário.

O Observatório Social do Brasil – Três Pontas foi tema abordado pelo SintonizeAqui em uma coletiva de imprensa convocada pelo prefeito reeleito, Marcelo Chaves Garcia (PSD). O encontro com os jornalistas aconteceu logo após as Eleições (15/11), na quarta-feira, 18 de novembro. Na Câmara Municipal, também receberam os veículos de comunicação da cidade o vice-prefeito eleito, Luis Carlos da Silva (Luisinho) e o presidente da Câmara, vereador reeleito, Maycon Machado.

Na oportunidade, o SintonizeAqui questionou: prefeito Marcelo Chaves, vice-prefeito eleito Luisinho, no próximo mandato, como vocês pretendem conduzir o relacionamento com o Observatório Social do Brasil – Três Pontas? Vocês acreditam que o trabalho dos conselheiros pode, de fato, auxiliar na melhor aplicação dos recursos públicos? O OSB ajuda ou atrapalha?

E obteve a seguinte resposta do prefeito.

“Ajuda, é muito bem-vindo. A maior vantagem que eu acho é dar maior publicidade, atrair mais pessoas e empresas para participarem de licitação. A gente, infelizmente, tem licitação deserta a toda hora, têm poucas pessoas participando de algumas licitações. Isso faz com que o preço, às vezes, encareça. Então, a maior vantagem que eu vejo no Observatório Social do Brasil – Três Pontas é que ele também passa a mostrar para as empresas, para o comércio local que a Prefeitura é um grande comprador, que a Prefeitura é um cliente de ponta – coisas que eles não consideravam, que tinham muito receio, principalmente sobre recebimento, tinham medo de vender para a Prefeitura e não receber. Isso acontecia muito mesmo, infelizmente, e não acontece mais, Graças a Deus. O Observatório é importantíssimo porque eles passam a verificar as dificuldades que a gente tem, porque muita gente interpreta isso mal e passa informação de forma errada. Com os conselheiros vai ajudar. A população vai saber exatamente o que está acontecendo. Eu vejo com muito bons olhos, é fundamental, quero muito que eles venham e eles próprios já nos falaram que querem aprender junto com a gente porque sabem do desafio. Pode parecer que a coisa é fácil, mas não é. Na prática tem muita coisa que não é do jeito que alguns pensam.

O vice-prefeito eleito, Luisinho; o prefeito reeleito, Marcelo Chaves e o vereador reeleito Maycon Machado durante coletiva na qual OSB -Três Pontas foi tema abordado pelo SintonizeAqui (Crédito: SintonizeAqui)

É um avanço. O Observatório já demonstrou que onde ele foi implantado deu uma economia muito grande, então é tudo o que nós queremos. Lutei muito, desde o governo da Adriene como secretário de Administração, para que mais empresas participassem das licitações, elas não vinham participar e a gente caia nas mãos de picaretas que, além de colocar preço caro, entregavam material de má qualidade. Isso me incomodava muito.

Então, eu fico muito feliz com a vinda do OSB, é muito importante para Três Pontas, sim.”

O que é o Observatório Social do Brasil – Três Pontas?

É uma unidade do Sistema Observatórios Sociais do Brasil (OSB), hoje presente em 150 cidades de 17 estados brasileiros. A instituição é não-governamental, sem fins lucrativos e possui uma metodologia padronizada.

Os conselheiros fazem um trabalho voluntário focado na causa da justiça social. Para eles, essa justiça é alcançada quando todos os agentes econômicos recolhem seus tributos corretamente e os agentes públicos os aplicam com ética e eficácia. Resumidamente, os conselheiros contribuem para a transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Em Três Pontas, o OBS está atuando há pouco mais de um ano. A posse dos conselheiros foi realizada em 7 de outubro de 2019 e o início dos trabalhos aconteceu dias depois, em 19 de novembro. Eles atuam em quatro eixos, sendo Gestão Pública, Educação Fiscal, Ambiente de Negócios e Transparência. Atualmente são 12 voluntários e a presidência é de Camila Oliveira Reis Araújo.

Entre as atividades deste ano, estão a análise e acompanhamento de licitação para aquisição de material esportivo para manutenção dos programas e projetos atendidos pela Secretaria Municipal de Esportes. Os voluntários também fizeram inspeção nas obras da Praça “Vale do Sol” e da estrada do “foguetinho”. Destaque ainda para a adesão do Observatório Social do Brasil – Três Pontas ao Força Tarefa Cidadã, projeto desenvolvido pelo Sistema OSB para avaliar a transparência dos municípios na execução de contratos e gastos por conta do novo Coronavírus.

Entre os trabalhos, conselheiros acompanham licitação na Prefeitura (Crédito: OSB-Três Pontas)

Previous post

Atleticanos se casam na Arena MRV

Next post

Policiais - Prisões e apreensões por tráfico de drogas são registradas em TP