Outros

Novena abre Festa da Padroeira de Três Pontas

Começa nesta segunda-feira (15), a Festa da Padroeira de Três Pontas – Nossa Senhora d’Ajuda. A Novena acontecerá até o dia 23 com reza do Terço às 18h30min e celebração da Santa Missa logo em seguida, às 19 horas. A programação e os horários serão os mesmos no dia 24 de maio, dedicado à Santa, cuja invocação foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

A Festa da Padroeira tem além da parte religiosa, um disputado momento de lazer, integração e ajuda à Paróquia. Comes e bebes, bingos, brinquedos, música ao vivo atraem famílias inteiras e a verba arrecadada é sempre revertida em benefícios à comunidade realizados através de várias ações.

As tendas já estão sendo preparadas na Praça Cônego Victor – em frente à Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda para o chamado Movimento de Barraca, que será de 19 a 28 de maio.

Para a realização da Festa, a Paróquia conta com o apoio de várias empresas, da Associação Comercial, Prefeitura Municipal e da Polícia Militar.

Nossa Senhora d’Ajuda

Nossa Senhora da Ajuda é uma das diversas invocações de Maria, mãe de Jesus. O culto teve início em Portugal durante a Idade Média, sendo particularmente associado a uma ermida que se localizava na praia do Restelo, nas proximidades de Lisboa, onde havia uma imagem de Nossa Senhora que era objeto da devoção de marinheiros e soldados. De Portugal, a invocação foi trazida ao Brasil colonial pelos jesuítas, que levantaram a primeira igreja de Salvador sob sua invocação em 1549: a Capela da Ajuda. (Wikipédia)

Em Três Pontas, segundo o Professor e Historiador Paulo Costa Campos, a primeira capela de Nossa Senhora da Ajuda é datada de 5 de outubro de 1768. A Matriz é motivo de orgulho dos trespontanos. Além da Padroeira, o templo abriga entre os altares, o do Beato Padre Victor, muito frequentado pela comunidade católica local e da região.

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Festival Gourmet e Cultural de Varginha – Jurados escolhem hoje o prato vencedor