Outros

Novena de Nossa Senhora do Carmo – Hoje é Dia de Imposição do Escapulário

Escapulário N S do Carmo 1

Escapulário: Para os religiosos carmelitas, símbolo de consagração na Ordem dos Irmãos da Bem-Aventura Virgem Maria do Monte Carmelo. Para o povo, devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo (Foto: Ilustrativa Net)

O Carmelo São José, de Três Pontas, chega nesta quarta-feira (15) ao último dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo, o evento mais importante no calendário da Comunidade, já que a Santa é a Patrona da Ordem.

Pela manhã teve Missa. Às 18h15min haverá reza do Terço e às 19 horas, Missa Solene da Novena com o tema “A família que reza é uma casa edificada sobre a rocha”. A celebração terá à frente Padre Afonso Henrique da Silva, de Três Corações (MG). O gesto concreto ficará a cargo do Cursilho e a animação musical por conta do coral Resgate.

Ainda hoje, a comemoração terá um momento bastante especial. Todas as pessoas que desejarem poderão adquirir o Escapulário na Lojinha do Carmelo e comparecer para que o Padre faça a Imposição.

Mas, o que de fato é este sinal de proteção materializado por Nossa Senhora do Carmo em aparição a Simão Stock, superior geral da Ordem Carmelita, em 16 de julho de 1251?

De acordo com a Priora do Carmelo, Irmã Vânia Maria do Espírito Santo, o Escapulário não é um amuleto, um protetor mágico e milagroso. Diz a Madre que ele traz à pessoa que o recebe o compromisso de viver as exigências da vida cristã com mais seriedade e autenticidade e ainda imitar a entrega de Maria a Cristo e aos irmãos, além de confiar fielmente na proteção materna de Nossa Senhora.

Carmelo São José em Três Pontas N S do Carmo 11.jpg

Segundo a Priora do Carmelo São José, Irmã Vânia Maria do Espírito Santo, o Escapulário traz à pessoa que o recebe o compromisso de viver as exigências da vida cristã com mais seriedade e autenticidade

Fazer da palavra de Deus, na Eucaristia, o centro da própria vida e escutá-la também nas Escrituras. Viver a fraternidade, no acolhimento, respeito, amizade e solidariedade. Servir aos irmãos, procurando incluir a todos, sem distinção, no Reino de Deus. Participar da vida do Carmelo, unido a todos que fazem parte desta grande Família. Enfim, viver a serviço de Jesus, a exemplo da Virgem Maria. É este o convite feito por intermédio do Escapulário.

O objeto, sinal da escolha da união com Nossa Senhora do Carmo, deve ser imposto pela primeira vez por um Padre, justamente para que a pessoa seja esclarecida dos compromissos que assumirá. Depois, se houver a necessidade, ela pode trocar por conta própria.

No Carmelo, o Escapulário consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão.  Para os leigos, fiéis da doutrina e ensinamentos, o modelo deve conter um pedacinho de pano, geralmente da roupa usada pelo religioso que nele trabalhou. Atualmente, pode-se encontrar ainda Escapulários em formato de medalha. Em todos eles, estão ostentadas as imagens de Maria e do Sagrado Coração de Jesus.

Para os religiosos carmelitas, ele é símbolo de consagração na Ordem dos Irmãos da Bem-Aventura Virgem Maria do Monte Carmelo. Para o povo, significa devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo. 

Carmelitas Seculares – grupo de leigos trespontanos vive a espiritualidade carmelita na sociedade 

Antigamente, em Três Pontas, existia a Confraria do Escapulário. Quem recebia o objeto era identificado como integrante de um movimento da Igreja. O grupo foi extinto ao longo do tempo.

Hoje, trespontanos que se identificam com a mística, integram a Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares (OCDS). Todos passam por uma preparação intensa, de proporção que se assemelha à aplicada a quem caminha rumo à entrada em uma congregação.

Nossa Senhora do Carmo 2

Aparição de N S do Carmo a Simão Stock: Escapulário é entregue em sinal de proteção à Ordem (Foto: Ilustrativa Net)

Ligados ao Carmelo São José, os membros leigos – respondendo a um chamado especial de Deus – se comprometem livremente e deliberadamente a viver no seguimento de Jesus Cristo, de acordo com as tradições e o espírito do Carmelo. Assim, se organizam para para viver a vocação colocando em prática o Evangelho com a ajuda da espiritualidade carmelita, porém fora da clausura. 

“Depois de um certo tempo de preparação e de experiências, eles fazem promessas e vão vivenciar o espírito e o carisma da Ordem do Carmo, principalmente, através da oração, da meditação, da união com Deus – no mundo, na sociedade que integram”, explica Irmã Vânia.

A Ordem dos Carmelitas Seculares se reúne toda terça-feira, em um salão no Carmelo São José. A Comunidade local se chama Santa Edith Stein. A Patrona dos OCDS trespontanos é uma filósofa e teóloga alemã que se tornou carmelita descalça e que, pelo heroísmo cristão, foi canonizada pelo Santo Papa João Paulo II em 11 de outubro de 1998 sob o nome de Santa Tereza Benedita da Cruz.

A Comunidade Santa Edith Stein pertence à Associação das Comunidades da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares no Brasil da Província São José, composta por mais de 50 comunidades e grupos de todas as regiões do País.

16 de julho – Solenidade do Carmo

Carmelo São José em Três Pontas N S do Carmo 8.jpg

Imagens da Patrona do Carmelo

Na quinta-feira (16), data dedicada a Nossa Senhora do Carmo, também chamada Nossa Senhora do Monte Carmelo, as celebrações no Carmelo São José de Três Pontas serão nos mesmos horários da Novena, ou seja, Missas às 7 e 19 horas e Terço às 18h15min.

À noite, participarão a Paróquia N. S. D’Ajuda (Padre Ednaldo Barbosa, Padre Mateus Arantes da Silva e Padre Guilherme da Costa Vilela Gouvêa); a Paróquia N. S. Aparecida (Padre André Rodrigues Vilas-Boas) e a Paróquia Cristo Redentor (Padre Rogério Augusto da Silva). O Coral Flos Carmeli abrilhantará a cerimônia que finalizará a Festa. 

Neste ano, “Senhora do Carmo, Mãe e Rainha da Família” foi o tema da Novena e “Maria, reinai em nossas famílias”, foi o lema. 

Previous post

AATP comemora sucesso da VI Corrida Mirim

Next post

Filha Ilustre – Virgínia Veiga: 90 anos de pura vivacidade