Outros

Novena do Padre Victor – Devotos consideram período importante meio de obtenção de graça

Novena Padre Victor Primeiro Dia

Novena do Padre Victor foi aberta na madrugada desta segunda-feira (14) pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino. Co-celebraram os Padres Ednaldo Barbosa, Matheus, Guilherme e Rogério Augusto da Silva (Foto: Paróquia N. S. D’Ajuda)

As comemorações do 110º Aniversário de Morte de Padre Victor começaram neste domingo (13) com o passeio ciclístico Trilha das Virtudes. Hoje, segunda-feira (14), os devotos dão início à Novena pela Beatificação do Venerável. Neste ano, as orações serão em agradecimento, já que o Papa Francisco reconheceu oficialmente um milagre atribuído ao Anjo Tutelar dos trespontanos e, assim, autorizou a cerimônia de Beatificação, agendada para as 16 horas do dia 14 de novembro. A solenidade será no Aeroporto de Três Pontas e a previsão de público presencial é de 150 mil pessoas.

Revelado o Milagre de Padre Victor Maria Isabel de Figueiredo 1

Maria Isabel pediu a graça de ser mãe durante a Novena, em 2009. Em 2010, recebeu a notícia positiva. Gestação se tornou o primeiro milagre atribuído a Padre Victor oficialmente reconhecido pelo Vaticano

Tradicionalmente, a Novena preparatória para a Festa do Padre Victor (23 de setembro) é aberta com a Procissão da Penitência, às 5 horas da manhã. O período é considerado importante meio de obtenção de bênçãos.  A Professora, Maria Isabel de Figueiredo, que recebeu o milagre reconhecido pelo Vaticano, contou que no decorrer da Novena de 2009 pediu ao Padre Victor a graça de ser mãe. O sonho, segundo os médicos, só poderia ser concretizado por meio de fertilização in vitro. Isabel recusou o tratamento e entregou o desejo nas mãos do Venerável. Em agosto de 2010, ela descobriu que estava grávida.

Neste próximo mês de outubro, Sophia ganhará uma irmãzinha também concebida naturalmente.

Novena do Padre Victor Primeiro Dia 2

Tereza Cristina, uma das trespontanas que levantaram cedo para participar da celebração na Matriz onde repousam os restos mortais do Venerável Padre Victor (Foto: Paróquia N. S. D’Ajuda)

De acordo com a Associação Padre Victor de Três Pontas é importante que as pessoas registrem graças alcançadas por intermédio do primeiro ‘Beato’ negro do Brasil, assim como fez Maria Isabel. Isto porque para ser oficialmente reconhecido Santo pela Igreja Católica, será necessária a comprovação de um segundo milagre atribuído a Padre Victor.

O 110º Aniversário de Morte do Venerável traz o tema “Padre Victor, chamado à Santidade” e o lema “Sede santos porque o Senhor é Santo”. Os devotos que desejarem ficar na cama até mais tarde um pouco têm outras opções de horário para seguir a Novena e também chegar à Festa espiritualmente renovados e fortalecidos.

Confira logo abaixo toda a programação.

Bispo da Diocese da Campanha celebra missas e acompanha outros movimentos na Terra de Padre Victor

Beatificação do Padre Victo Dom Diamantino em Ensaio Coro e Orquestra 1.jpg

Dom Diamantino em visita ao Coral e à Orquestra durante ensaio para a cerimônia de Beatificação de Padre Victor (Foto: Paróquia N. S. D’Ajuda)

No sábado (12), o Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, surpreendeu o Coral Anima Christi, o Coral de Varginha e a Orquestra, regidos por Alessandro Carvalho, durante ensaio no Salão Paroquial D’Ajuda. O grupo passava o repertório especialmente preparado para a cerimônia da Beatificação quando Dom Diamantino chegou. Ele conversou com os cantores e musicistas, abençoou a todos e acompanhou a interpretação de um novo Hino a Padre Victor, de sua autoria. Carismático, o Bispo tirou, pacientemente, várias fotos com a turma. À noite, Dom Diamantino celebrou Missa na Igreja São Pedro, integrante da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

No domingo (13), celebrou a Missa dos Romeiros, na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e, em seguida, recepcionou com palavras de fé e afeto os ciclistas que participaram da Trilha das Virtudes. E hoje, segunda-feira (14), ele presidiu a Missa que abriu a Novena pela Beatificação do Venerável Padre Victor. 

Dom Diamantino Bispo da Campanha Novena Festa do Padre Victor 1

Benção dos Romeiros dada pelo Bispo Dom Diamantino no domingo (13) pela manhã

Por onde passa, o Bispo simplesmente encanta pela humildade e pela carismática forma de propagar a fé. No dia 20 de novembro, ele completará 75 anos de idade e, conforme o Direito Canônico, deverá enviar ao Papa Francisco uma solicitação de renúncia que poderá ser aceita imediatamente ou demorar um pouco, mas – assim que aprovada – Dom Diamantino vai transferir o cajado para o Coadjutor, Dom Pedro Cunha Cruz, que assumirá automaticamente como Titular da Diocese.

Dom Diamantino fechará a missão registrando, entre tantas conquistas, duas beatificações, a de Nhá Chica (Baependi) e de Padre Victor (Três Pontas).

Oficialmente, o Bispo participa do Aniversário de Padre Victor no dia 23 de setembro, presidindo a Missa das 6 horas na Capela Santa Cruz (Capela do Padre Victor) na zona rural da Faxina. Não está no programa da Festa, mas anualmente ele também celebra a Missa das 10h30min, na Matriz D’Ajuda.

Novena do Padre Victor Festa do Padre Victor 1110º Aniversário de Morte de Padre Victor

De 14 a 22 de setembro, exceto no domingo (20)
5h: Procissão da Penitência
5h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
7h: Missa no Carmelo São José
15h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
19h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda 
Domingo (20)
6h30min: Procissão da Penitência
7h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
7h: Missa no Carmelo São José
9h: Missa das Crianças na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
10h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda com a participação das Comunidades Rurais de Três Pontas
15h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
17h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
19h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
Confissões
Todos os dias na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, das 9 às 12 horas e das 15 às 18h30min.
Padre Victor Memorial Matriz D Ajuda Três Pontas 1

Vista do Memorial Padre Victor e torre da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, no Centro de Três Pontas

23 de setembro (quarta-feira) – Dia do Padre Victor
3h30min: Procissão da Penitência
(Coordenação Paróquia N.S. Aparecida – saída da Matriz Nossa Senhora Aparecida até à zona rural da Faxina)
4h30min: Alvorada pela Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro
6h: Missa presidida por Dom Diamantino Prata de Carvalho (Bispo da Diocese da Campanha) na Capela Santa Cruz (Capela do Padre Victor) na zona rural da Faxina
9h: Missa no Parque da Mina
Missas na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
5h, 6h30min, 8h30min, 10h30min, 12h30min, 14h30min, 16h, 17h30min, 19h.
Confissões individuais
8 às 17h (Salão Paroquial – Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61).
Detalhes
  • Sexta-feira (11), às 20h: Celebração Penitencial
  • Domingo (13), às 8 horas: Trilha das Virtudes
  • Sábado (19), às 20h30min: Celebração Penitencial
  • Domingo (20), às 7h: Romaria dos Cavaleiros
  • Quarta-feira (23), às 11h: Peça Teatral “A história da vida de Padre Victor”

Baixe o livrinho da Novena pela Beatificação do Padre Victor pelo link a seguir: 

Novena do Padre Victor

 (Foto página inicial: Hecio Rafael)
Previous post

Faisca Alfenas - Festival oferece música, cinema e outras artes, de graça

Next post

Escola Jacy Gazola Promove 2º Dia De Simulado Do Enem