OutrosPoliciais

Operação Natalina – Guarda Municipal auxilia para maior segurança nas ruas e comércio de Três Pontas

guarda-civil-municipal-policiais-operacao-natalina-2016-19-copy

Operação especial se estende até 31 de dezembro: é a GCM auxiliando no patrulhamento da Cidade

Pelo quarto ano consecutivo, a Guarda Civil Municipal coloca em prática a Operação Natalina. Desde segunda-feira (19), além do policiamento a pé, os GCMs realizam contato pessoal com os comerciantes e redobram a costumeira atenção, orientando pedestres e condutores. Dispor viaturas em pontos especiais faz parte da estratégia desenvolvida com o objetivo de auxiliar para mais segurança dos proprietários e funcionários do comércio trespontano e consumidores.

Segundo autoridades policiais, na aproximação do Natal e Ano Novo cresce o risco de furtos e roubos principalmente nas áreas com maior concentração de estabelecimentos comerciais. O pagamento do 13º salário, portanto maior volume de dinheiro em circulação na Cidade, e ainda a ausência de algumas atitudes preventivas por parte dos cidadãos que se distraem, por exemplo, olhando vitrines e durante as compras, são fatores que facilitam a ação de marginais.

A presença da Guarda Municipal intensificada também nas regiões bancárias e de caixas eletrônicos se estende até 31 de dezembro. A Operação ajuda na prevenção, mas é importante que as pessoas fiquem atentas às dicas de segurança. Aqui estão algumas simples e eficazes.

Dicas de segurança para as compras de Natal

  • Quando for às compras, não carregue grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade, procure guardar de modo seguro e discreto.
  • Esteja atento às movimentações como empurrões e esbarrões e ao perceber a presença de pessoas em atitudes suspeitas, afaste-se do local e acione o 190.
  • Dificulte a ação dos cidadãos infratores evitando falar ao celular quando estiver em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Carregue suas bolsas firmemente entre o braço e o corpo.
  • Quando for transitar em áreas comerciais com grande circulação de pessoas, evite retirar e manusear sua carteira em público.
  • Desconfie de estranhos com conversa envolvente que tentem aproximação. Pode ser que queiram aplicar algum golpe.
  • Quando for comprar os presentes, redobre sua atenção! Manter as duas mãos ocupadas com sacolas pode lhe deixar vulnerável.
  • Prefira estar acompanhado quando for comprar muitos volumes ou presentes de valor.
  • Comerciante, você pode fazer a diferença! Evite deixar produtos expostos do lado de fora da loja. Reforce os dispositivos de segurança. Aproxime dos demais lojistas e troque informações de segurança.
  • Nas festas de fim de ano, lembre-se que bebida e direção de veículos colocam sua vida e a de muitas pessoas em risco. Se beber, não dirija.

(Dicas: PMMG)

Previous post

Tráfego de veículos deve aumentar 14% na rodovia Fernão Dias no período de festas

Next post

Grupo de Socorristas Voluntários realiza treinamento com Força Nacional, NASA e Brigada Nacional