Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e LazerPolítica em Três Pontas

Respeito – Prefeitura de Campanha não realizará queima de fogos neste Réveillon

Neste Réveillon – virada de 2017 para 2018 – não haverá a queima de fogos de artifício. A decisão tomada pelo Governo Municipal da Campanha (MG) visa respeitar idosos, crianças, cidadãos doentes e animais domésticos e aves da região.

Segundo informações do Projeto Esperança Animal (PEA), “os animais se assustam facilmente com o barulho dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte”.

Prefeito Nando Belmiro e equipe já pensam na adoção de fogos silenciosos

O prefeito Nando Belmiro ressalta que a atual gestão está atenta aos movimentos voltados para o bem-estar social e ambiental, e esta decisão coloca o município num novo patamar de respeito à vida. O chefe do Executivo ainda reitera que para o próximo Réveillon – virada de 2018 para 2019 – a equipe responsável pelo evento já estuda a possibilidade de adquirir fogos de artifício silenciosos.

O Governo Municipal também adverte a população sobre os riscos de soltar balões no lugar dos fogos. A atividade se enquadra como crime ambiental, de acordo com o Art. 42 da Lei 9.605/98, porque pode ocasionar incêndios em áreas florestais e urbanas. O uso de balões de látex também está advertido, já que estes demoram mais de 20 anos para se decompor, causando danos ambientais e colocando várias espécies de animais em risco – que podem confundir os balões com alimento. Em alguns casos estes balões são enchidos com hidrogênio, um gás altamente inflamável e que em contato com o meio ambiente pode causar queimadas e incêndios.

A festa de Réveillon, organizada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, acontece na Praça Dom Ferrão, no dia 31 de dezembro a partir das 23h30min A banda “Entre Parênteses” animará a virada dos campanhenses, com um repertório variado e muita animação.

O Governo Municipal conta com o apoio da população para que a iniciativa em não usar fogos sonoros torne-se comum aos campanhenses. “Juntos construiremos uma cidade mais plural e humana”, convoca.

(Com informações de João Gabriel Borges – Ascom Prefeitura de Campanha)

Previous post

SOS Animais - Está na hora de ajudar a Bolinha voltar para casa; gratifica-se

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas