Outros

Padre Victor – Romaria dos Cavaleiros está na programação de abertura da festa religiosa

Padre Victor Herma

Herma do Padre Victor, em frente à Matriz Nossa Senhora D’Ajuda. Anualmente, o monumento é ornamentado com copos de leite para a Festa do Venerável (Foto: Hecio Rafael)

Amanhã (14), começam as comemorações do 109° Aniversário de Morte do Venerável Padre Victor, em Três Pontas. Desta vez, o tema da festa religiosa é “Padre Victor, amado por Deus, foi constituído apóstolo do Reino”, seguido do lema “Jesus subiu a montanha e chamou os que Ele quis” (Mc 3,13).

Para o primeiro dia estão programadas procissão e missas. Além disso, haverá a Romaria dos Cavaleiros. A saída será da Praça da Aparecida, às 7h30min, centro da cidade, rumo à Faxina onde será celebrada missa campal. Em média, anualmente, 100 cavaleiros prestam a homenagem ao Sacerdote percorrendo 7 quilômetros por estrada de terra até a localidade rural onde existe a Capela do Padre Victor, um dos pontos de visitação dos devotos. Segundo os historiadores, o Venerável cruzou inúmeras vezes o mesmo caminho para rezar.

O auge das comemorações, a exemplo das edições anteriores, deverá acontecer na terça-feira (23), feriado municipal. A Polícia Militar estima que 50 mil romeiros deverão aportar em Três Pontas. Vindos de praticamente todas as cidades do Sul de Minas e ainda de inúmeras outras localidades brasileiras de diversos Estados, o fiéis regularmente visitam o túmulo no interior da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a Herma (monumento em frente à mesma Igreja), o Memorial onde estão fotos e objetos que pertenceram ao Vigário e, confiantes, agradecem e pedem graças.

Padre Victor é reconhecido pelas virtudes heróicas. Filho de escrava e muito pobre, ele venceu todos os obstáculos. Enfrentou o preconceito, estudou e se ordenou em uma época em que negro simplesmente não existia perante os olhos da sociedade. Sua ordenação, portanto, é considerada seu primeiro milagre.

Nascido em Campanha (MG), Francisco de Paula Victor foi pároco em Três Pontas por 53 anos. Aqui edificou grandes obras, sendo uma delas a Escola Sagrada Família que atendia não só a cidade, mas toda a região. Ele faleceu em 23 de setembro de 1905. “Ficou insepulto três dias e, de seu corpo, exalava perfume. Tendo em vista o grande número de pessoas que compareceram ao sepultamento, fez-se necessário fazer uma procissão pelas ruas da cidade, voltando novamente à Matriz – por ele construída – onde foi enterrado”, cita sua biografia aprovada pelo Vaticano.

O Processo de Beatificação iniciado em 1998 está na fase de comprovação de milagre. Por isso, todas as pessoas que receberam ou receberem graças por intermédio do Padre Victor devem fazer o relato na Associação Padre Victor de Três Pontas. (Praça Cônego Victor, 45, 37190-000, Três Pontas/MG – Telefax: 35-3265-2627 – e.mail: padrevictor@tpnet.psi.br).

109° Aniversário de Morte do Padre Victor – Programação

Todos os dias, exceto domingo

5h: Procissão da Penitência

5h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

7h: Missa no Carmelo São José

15h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

19h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

 

Confissões (todos os dias)

9 às 12h

15 às 18h30min

Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

 

Domingo, dia 14

6h30min: Procissão da Penitência

7h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

7h: Missa no Carmelo São José

9h: Missa das Crianças na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

10h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

15h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

17h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

19h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

 

Domingo, dia 21

6h30min: Procissão da Penitência

7h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

7h: Missa no Carmelo São José

9h: Missa das Crianças na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

10h: Missa no Parque da Mina

10h30min: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda com a participação das comunidades rurais de Três Pontas

15h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

17h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

19h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

 

Terça-feira, 23, Dia do Padre Victor

3h30min: Procissão da Penitência sob a coordenação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (roteiro: saída da Matriz Nossa Senhora Aparecida até a zona rural da Faxina)

4h30min: Alvorada pela Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro

6h: Missa presidida pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, na Capela do Padre Victor (zona rural da Faxina)

9h: Missa no Parque da Mina

 

5h / 6h30min /8h30min / 10h30min / 12h30min / 14h30min / 16h / 17h30min / 19 h: Missa na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda

 

Confissões individuais: 8 às 12 horas no Salão Paroquial (Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61)

 

Previous post

Domingo tem feira de adoção! Faça a sua parte!

Next post

Festival Música do Mundo transcorre em grande estilo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *