Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e Lazer

Papai, você é show de bola!

Arlene Brito

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Coração de Jesus-Objetivo de Três Pontas realizou animada gincana em comemoração ao Dia dos Pais. Com o tema “Papai, você é show de bola”, o evento reuniu na manhã de sábado (12), dezenas de “craques” que mostraram disposição, bom preparo físico e talento em quadra… até mesmo o dom de arrancar boas risadas da torcida composta por esposas, sogras, irmãs, amigos e, claro, pelos filhos que são alunos do estabelecimento de ensino mais tradicional e inovador da cidade.

“É fantástico ver esta alegria contagiante” (Lucy Mesquita – coord. pedagógica)

De acordo com a coordenadora pedagógica do período vespertino, Maria Lucy Mesquita de Miranda, a gincana interage. “Os pais brincam, ficam descontraídos e as crianças curtem demais vendo seus pais participarem. É uma honra ter os pais aqui na Escola neste começo de segundo semestre e ainda comemorar a data especial”, registra acrescentando: “é fantástico ver esta alegria contagiante”.

A sequência de brincadeiras foi coordenada pelo professor de Educação Física Helbert Gama.  E para abrir a grande “disputa” ele escolheu o “mata barata”. Os participantes amarraram bexiga no tornozelo. O desafio era estourar o balão do colega pisando em cima e, ao mesmo tempo, protegendo o seu. Foi uma sucessão de risos e gritos motivacionais de “vai, vai” vindos da arquibancada. Nenhuma atividade valeu ponto ou premiação, mas cada vencedor foi ovacionado. 

“É muito divertido, muito legal. Essa maneira da Escola interagir pais e crianças é muito bacana, é bom demais. Este o terceiro ano que eu participo”, diz Wender – o primeiro campeão da gincana 2017. Para o pai de Giovana – que tem 8 anos e integra a sala do 3º B, “é um tempo dedicado aos filhos e não tem preço ver a alegria estampada no rosto deles”.  

Cabo de guerra, estafeta maluca, corrida do elefantinho, fila maluca, pula corda, queimada maluca, stop, campo minado também foram atividades desempenhadas pelos papais com muito humor e aptidão.

Maurício Antunes Pereira estreou bem sua presença na gincana e registrou: “os eventos da Escola Coração de Jesus são ótimos. Foi muito organizado, as brincadeiras boas de participar, ambiente excelente, familiar. É fundamental nós, pais, participarmos juntamente com a Escola da formação das crianças. Gostei muito”. Imagina, então, como se sentiram os gêmeos Rafael e Marina, do 4º ano, ao presenciar o papai Maurício vencer na recreação final, o “campo minado”!

Maurício e os filhos Marina e Rafael (Foto: Paulo Prado)

Os “atletas” que fizeram da gincana 2017 um sucesso são pais de alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Pais participativos, filhos frutíferos

Para Dr. José Feres é comum nas crianças de hoje a carência afetiva gerada pela ausência dos pais

Antes da gincana, o médico e ex-professor da Escola Coração de Jesus, Dr. José Feres Neto, falou sobre a importância da presença dos pais na vida dos filhos.  Segundo o pediatra, a carência afetiva, emotiva é uma característica das crianças hoje, época em que, citou, a tecnologia avançada domina e até afasta, de maneira inconsciente, a convivência nos lares.

Dr. José Feres enfatizou que muitas vezes os pais compensam a ausência com presentes materiais quando, na realidade, os filhos desejam e necessitam de um pai e de uma mãe ali juntos, participando do cotidiano deles.  

“Estamos tentando substituir o afeto, o carinho, a presença, o diálogo pelo presente, pelo material – não é um bom caminho. Como pessoa, como criança que fui, como pai, professor, pediatra e avô não vejo com bons olhos que esse seja um caminho a seguir. Os frutos que iremos colher talvez não sejam os mais agradáveis porque nesse caminho o pai ausente entrega na mão de outrem, e sabe-se lá quem, a hierarquia de seus filhos”, alertou.

Nas famílias, analisou Dr. José Feres, a mãe é emoção e o pai razão. Com presença há equilíbrio e há o indispensável limite. “Nossa vida é limitada pela ética, Lei, valores que devemos pautar no nosso dia a dia”.

Escola Coração de Jesus – Objetivo: cultivando a relação família-escola

Destacando a Escola Coração de Jesus-Objetivo, o convidado relatou que os professores não apenas compartilham os ensinamentos que recebem, complementados por material didático renomado, mas também formam pessoas capazes de ser competitivas no campo profissional e formam cidadãos pautados na fraternidade, ética, amor filial – entre outros valores.

“Aqui eu convivi com essas práticas tão carentes hoje na nossa sociedade. Baseado nisso, chamo a atenção dos pais para que procurem dividir a importância do seio familiar com seus pares: esposas, companheiras, enfim, com a pessoa que vocês escolheram para formar a célula máxima da sociedade, para gerar dependentes biológicos ou não biológicos. Aqueles pequenos que estão ali são o nosso futuro. Se queremos uma pátria mais justa e uma sociedade mais amorosa e fraterna, temos que formar bons filhos e estar presentes na vida deles com afeto, amor, diálogo. Pais participativos, filhos frutíferos”, encerrou.

Previous post

Como adaptar sua casa para cadeirantes

Next post

Caminhoneiro morre em acidente no trevo de Boa Esperança