Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e LazerEntretenimento em Três PontasTopo

Leitura também é opção saudável para férias escolares e a indicação é desvendar O Segredo da Serra

Arlene Brito

Serra de Três Pontas (Foto: PMTP)

Quem conhece um pouco da história de Três Pontas sabe que o nome desta cidade sul-mineira foi inspirado em uma linda serra, situada a mais ou menos 18 quilômetros do período urbano. Com aproximadamente 1.200 metros de altitude em relação ao nível do mar, o local abriga pequenas quedas d’água e fauna e flora peculiares. No alto, o ar é puro e a vista encantadora.

No entanto, o que muita gente nem faz ideia é que lá, naquele que se tornou um dos mais belos cartões postais trespontanos, existe algo totalmente secreto. Luísa e seu irmão gêmeo Luiz, Bia e Léo, Mari e Gui sabem muito bem do que estamos falando, afinal foram eles que desvendaram O Segredo da Serra durante uma aventura que envolve o caminho – ladeado de fazendas de café – percorrido em bicicletas (o ciclismo é o esporte do momento na cidade) e até acampamento.

Projeto é pioneiro em Três Pontas e serve de exemplo para outros estabelecimentos de ensino

A peripécia vivida pelo grupo de amigos no lugar mágico é o enredo do terceiro livro organizado pela professora de Língua Portuguesa, Priscila Goularte, e redigido com base nas ideias apresentadas pelos alunos do 5º ano da Escola Coração de Jesus-Objetivo, de Três Pontas. As ilustrações também são de autoria dos pequenos, mas criativos e talentosos estudantes.

O Segredo da Serra é uma obra de ficção com alguns toques de realidade. Para desenvolver o projeto, a professora visitou a serra e colheu informações com moradores do arredor. Entre os toques concretos misturados à fértil imaginação dos alunos e da educadora está a degradação que, aliás, resultou em Lei Municipal que proíbe o trânsito de motocicletas no espaço de preservação ambiental.

Ao longo de 99 páginas, o texto – de linguagem rica pela simplicidade comum às crianças – prende a atenção, inclusive de adultos. O leitor, especialmente o trespontano, começa a se identificar com a narrativa assim que dá início à leitura e quer chegar logo ao final, torcendo para que os amigos aventureiros se saiam bem da enrascada em entraram movidos pela curiosidade. Ah, e claro, com os personagens descobrir o Segredo da Serra. A obra é excelente indicação para os momentos de lazer até mesmo nestas férias escolares.

Pioneirismo

O lançamento de O Segredo da Serra lotou o Salão Nobre da Escola Coração de Jesus-Objetivo, e foi uma das chaves de ouro com as quais a instituição de ensino fechou o ano letivo. Na noite de 11 de novembro, pais e demais convidados presenciaram uma cerimônia cheia de emoção, concluída com autógrafos distribuídos pelos 34 alunos que compuseram a turma 2017.

Este é o terceiro livro organizado pela professora Priscila Goularte com alunos do 5º ano da Escola onde ela leciona há 15 anos. O primeiro, em 2015, é intitulado “Uma Aventura dos Sonhos”. Em 2016 veio “Um Mistério Inesperado” e para 2018 a professora já sabe, será cobrada pela nova sala a dar sequência ao projeto.

Em todas as edições, destaca “Tia” Priscila – como é carinhosamente chamada pelos estudantes e colegas de trabalho – houve apoio total dos profissionais que formam a família Coração de Jesus-Objetivo e que é liderada pela diretora Maria Laura Campos Mendonça. O projeto, pioneiro em Três Pontas, é totalmente abraçado pela Escola que há 113 anos forma gerações. 

Mais informações de O Segredo da Serra, editado pelo Grupo Scortecci (SP), podem ser obtidas diretamente com Priscila Goularte pelo endereço eletrônico https://www.facebook.com/pri.goularte.7 

Previous post

Oportunidade de Emprego

Next post

Três Pontas revela mais um craque, agora no Handebol