Esporte em Três PontasOutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Pedal da Fé complementa comemoração do Dia de São Cristóvão, em Três Pontas

São Cristóvão 1

Comemoração de São Cristóvão, em Três Pontas, tem Novena, Procissão dos Caminhoneiros e, entre outras atrações, Passeio Ciclístico

Neste próximo domingo (26) a Carreata de São Cristóvão sairá, às 8 horas, da sede da Cotransp (Cooperativa da Associação dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Três Pontas Ltda.) no Bairro Santana e seguirá até a Igreja batizada com o mesmo nome do Santo Protetor dos Motoristas e Viajantes, no Bairro Aristides Vieira, em Três Pontas. Lá haverá missa, às 10 horas, e bênçãos direcionadas em especial aos condutores.

A comemoração do dia do mártir romano (25 de julho), no Município, desta vez não se limitará à tradicional Procissão dos Caminhoneiros seguida ainda por carros de passeio e motos. Também os ciclistas ganham a oportunidade de participação, porém, no domingo seguinte, dia 2 de agosto. Esta é a data do primeiro Pedal da Fé, evento realizado pela Paróquia Cristo Redentor.

Pela programação, o grupo sairá às 8 horas da Praça do Catumbi – sob bençãos – para percorrer 25 quilômetros. O trajeto contorna a Cidade no chamado percurso da Gabiroba. A expectativa é que os ciclistas pedalem por cerca de duas horas e cheguem para a missa das 10h30min que também acontecerá na Igreja São Cristóvão. Na celebração haverá nova benção e distribuição de brindes.

O grupo contará com pontos de apoio com água e frutas, além de equipe médica/enfermagem e caminhão para reboque de bikes e ciclistas que, porventura, desistirem no meio do caminho.

De acordo com o Pároco, Rogério Augusto da Silva, o Pedal da Fé nasce baseado em uma solicitação do Papa Francisco. Na Encíclica Saudato si, de 24 de maio de 2015, o Santo Padre mostra preocupação com o meio ambiente e convida ao reconhecimento da terra como casa comum, destacando que ela clama contra o mal que cada um de nós provoca com o uso irresponsável e o abuso dos bens que Deus nela colocou. O Pedal da Fé, pensa Padre Rogério, será um bom momento de conscientização sobre a necessidade de cuidar do planeta, lugar que a gente tem para viver. 

Pedal da Fé Padre Rogério Augusto da Silva 1

Adepto da modalidade, Padre Rogério se prepara ainda mais para o Pedal da Fé que tem entre os objetivos despertar nos ciclistas o interesse em cuidar do meio ambiente

“A bicicleta é ecologicamente correta, não polui e ainda favorece a saúde. Assim, o evento atende àquilo que o Papa quer dar à gente e também favorece a prática do exercício físico. Estaremos cuidando de duas casas, a terra e o próprio corpo. E vale lembrar que o ciclista também é um condutor e deve respeitar as leis de trânsito”, diz o Padre que é adepto da modalidade. 

Sendo assim, o Pedal da Fé terá basicamente três objetivos. Primeiro rezar. Tanto é que a imagem de São Cristóvão abrirá o caminho, claro, em uma bicicleta devidamente ornamentada que já está sendo chamada de “bike andor”. Segundo, propiciar a entrada em comunhão com o mundo e despertar o interesse pela preservação. Terceiro, educar as pessoas em relação à bicicleta como veículo de locomoção, usado inclusive por muita gente para ir ao trabalho e ganhar o pão de cada dia com dignidade.  

“O Pedal da Fé não será uma competição, portanto, não precisa fazer inscrição. Como eu disse será um passeio onde teremos a possibilidade de entrar em harmonia com Deus e com a natureza, já educando para que aprendamos a respeitar aquilo que Deus nos deu, respeitar as pessoas que circulam por aí e criar uma prática saudável de vida. Se você se exercita, seu corpo está bem, há mais disponibilidade para o trabalho, para poder viver melhor, com mais saúde”, reforça.

Padre Rogério comenta ainda que Três Pontas é um Município de paisagem privilegiada e que muitos desses lugares passam despercebidos. Pedalar, incentiva ele, é uma oportunidade de conhecer a beleza que existe diante dos olhos e tantas vezes não é vista. Ainda na concepção do Pároco, o pedal tira o estresse e, para completar, sacia a fome de beleza.

Pedal da Fé Paróquia Cristo Redentor de Três Pontas 1“O ser humano não tem somente fome de pão, ele tem também fome de beleza. Então, quando é capaz de se encantar com o nascer do sol, quando é capaz de se deixar envolver pela brisa está saciando a fome de beleza e é uma forma de entrar em contato com o Transcendente que está presente nessas coisas todas. Deus criou isso tudo e essas coisas quando são contempladas pelo ser humano o leva a intuir a existência desse ser que é Deus e que nos deu o melhor dos mundos para viver. Temos que usufruir disso, mas com respeito”, ensina.

Outro detalhe observado é a formação de laços de amizade, companheirismo, solidariedade, fraternidade presentes em grupos de ciclistas trespontanos.

Finalizando, Padre Rogério destaca que os participantes do Pedal da Fé, como bons ciclistas, devem usar equipamentos de proteção. São indispensáveis capacete e luvas.

Novena

A Novena de São Cristóvão começou sábado (18) e vai até domingo (26) com o tema “Bem-Aventurados os que são iluminados pela Fé” e com o lema “Tua Palavra é lâmpada para os meus passos e luz para os meus caminhos”.

De hoje (23) até sábado (25) haverá missa na Igreja São Cristóvão – sempre às 19h30min.

Já no domingo (26) a celebração será na Praça São Cristóvão, às 10 horas, com a chegada da Procissão dos Caminhoneiros.

Mais

Na sexta-feira (31) e no sábado (1º) também na Praça São Cristóvão, terá movimento de barracas, shows, danças e a festa será encerrada no domingo (2) com a missa após o passeio ciclístico Pedal da Fé.

Pedal da Fé Paróquia Cristo Redentor de Três Pontas 2

(Foto: Ilustrativa Net)

Oração do Ciclista

Senhor,
nós acreditamos na bicicleta e entendemos que ela é capaz de mudar nossas vidas e transformar nossos pensamentos.
Somos apaixonados pelo movimento, pela sensação de liberdade e por tudo que ela proporciona.
Pedalando, descobrimos que muitos lugares são ainda mais bonitos quando vistos de cima de uma bicicleta, vencemos os medos em nome da emoção, acreditamos em nossa força e vamos além de nossas próprias expectativas, pois, ir de bicicleta é uma forma inteligente e saudável de viver a vida.
Dai-nos também, um anjo protetor que nos ajude a pedalar em paz e em segurança nas ciclovias, nos parques, nas trilhas e principalmente nas ruas e estradas.
Livrai-nos dos maus motoristas, dos pedestres desatentos, dos ladrões e dos irmãos afoitos que, pela ausência de campanha educativa, desrespeitam as leis e o código nacional de trânsito. Fazei com que os cães, melhor amigo dos homens e das crianças, não nos persigam e não ponham em risco a nossa vida.
Lembrai-nos que pedalando ganhamos tempo, economizamos combustível, não poluímos o ambiente e promovemos o desenvolvimento físico e que a bicicleta é um instrumento de trabalho e ganha pão dos mais humildes.
Despertai nas autoridades a importância da segurança do ciclista, pois ele é também filho do Senhor.
“Não nos deixeis cair em tentação de trocar a bicicleta por automóvel e quando isso acontecer, fazei-nos respeitar a bicicleta e o ciclista”.
Amém!

 

 

 

 

 

Previous post

Comissão de Recesso se reúne e convoca primeira extraordinária

Next post

Maestrina Daniele de Abreu desenvolve projeto para atender a crianças carentes de TP