Outros

Prefeitura de Três Pontas dá início à Reforma do Centro Cultural Milton Nascimento

GEDSC DIGITAL CAMERA

Primeira etapa prevê recuperação de piso e poltronas

A Prefeitura de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo deu início à reforma do Centro Cultural Milton Nascimento. Há tempos a comunidade pede reparos no local de referência histórica e cultural da Cidade e que abriga tantos espetáculos.

Para iniciar as mudanças, todas as poltronas foram retiradas e o piso está sendo refeito. Os tacos estão sendo trocados, lixados e posteriormente serão aplicadas camadas de verniz para dar mais brilho e aumentar a durabilidade da madeira. Muitas poltronas que estavam quebradas ou rasgadas também serão restauradas para dar mais conforto à plateia.

Durante a raspagem dos tacos foram retirados mais de 5 quilos de goma de mascar do chão e das cadeiras. A Secretária de Cultura, Débora Andrade, ficou surpresa com a quantidade. “As pessoas precisam se conscientizar que o Centro Cultural é de todos. O cuidado, então, deve partir de todos, afinal o investimento que está sendo feito aqui agora vem dos impostos e taxas que todos os cidadãos pagam”.

O Secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique ‘Caixa’, também anunciou a destinação de R$ 150 mil para a reforma do prédio e, somente com essa liberação, será possível dar sequência ao trabalho que está sendo feito. Então a reforma será completa e a população contará novamente com um espaço estruturado e capacitado para receber as diversas manifestações culturais da Cidade.

A história do Centro Cultural

GEDSC DIGITAL CAMERA

Imóvel recebe grandes eventos desde a década de 70

O prédio foi construído entre os anos de 1969 e 1970 pelo empresário carioca, Carlos José, para abrigar o Cine Rio – um cinema com a capacidade total de 471 lugares. O filme de estreia foi Barbarella, um clássico franco-italiano de ficção científica dirigido por Roger Vadim e estrelado por Jane Fonda. Posteriormente, comprado pelo empresário trespontano, Fabiano Alexandrino de Abreu, o local passou a trazer muitos lançamentos e sucessos de bilheteria em todo o Brasil.

Em 1988, com o então Prefeito Carlos Mesquita, o prédio foi adquirido pelo Patrimônio Público e transformado em Centro Cultural de Três Pontas. Para adaptar-se à nova função sofreu algumas alterações físicas, tais como a construção de um palco e um camarim. Somente no mandato do Prefeito Tadeu José de Mendonça, através da Lei nº 1.818/1996, o local passou a se chamar Centro Cultural Milton Nascimento.

A arquitetura do Centro Cultural é predominantemente funcional e utilitária, onde percebe-se a perfeita adequação do edifício à sua finalidade. Outras características que prevalecem são o uso de linhas geométricas retas, a simplicidade das formas, a ausência de elementos decorativos e a presença de simetria, tanto na fachada quanto na distribuição dos espaços.

Restaurado em 2006 pelo Prefeito Paulo Luis Rabello e pelo Secretário de Cultura Haroldo de Sousa Figueiredo Júnior, o local ganhou novo piso, pintura, cortinas eletrônicas e estofado para as poltronas.

Na sua história, já abrigou espetáculos de Oswaldo Montenegro, Telo Borges e Flávio Venturini, 14 Bis, Saulo Laranjeira, homenagens ao Clube da Esquina (com Milton Nascimento e Grupo Ânima), Toninho Horta, além de oficinas de Teatro (uma delas com o Grupo Kabana de teatro de rua), A Bela e a Fera (do diretor Kleber Junqueira), entre muitos outros eventos.

Hoje o Centro Cultural recebe os principais eventos culturais de Três Pontas, por exemplo, o Concurso Rainha Expocafé, espetáculos teatrais, shows de humor, apresentações musicais, debates e palestras. O local é um símbolo do grande potencial cultural do Município e revela, a cada dia, novos talentos e artistas trespontanos.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Três Pontas)

 

 

Previous post

Bazar na Garagem – Evento une economia a projeto social

Next post

Fernando Brant será o homenageado do Sarau no Quintal desta semana