Política em Três Pontas

Prefeitura de Três Pontas revitaliza monumentos e símbolos da Cidade

A Prefeitura Municipal de Três Pontas está promovendo diversas revitalizações nos monumentos históricos e símbolos do Município.

Na fonte da Praça Dr. Tristão Nogueira, o fundo apresentava infiltrações e rachaduras. Uma reforma e vedação foram feitas, mas mantendo as características originais do monumento inaugurado pelo prefeito Paulo de Paiva Loures. Além disso, jatos de água estavam com o encanamento entupido, o que foi solucionado, algumas lâmpadas foram trocadas e novos vidros colocados para substituir os que tinham sido danificados.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Fonte voltará a iluminar Praça Dr. Tristão Nogueira

A estátua localizada no trevo de Três Pontas (saída para Varginha) também foi repintada para recepcionar melhor os visitantes. O monumento lembra uma das bases da economia trespontana, o café e abaixo os trabalhadores que sustentam a produção do fruto na história do Município.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Monumento em homenagem ao café, pilar histórico da economia trespontana

O Padre José de Anchieta – homenageado em uma praça de mesmo nome, no Bairro Ponte Alta – recebeu uma nova pintura para realçar os detalhes. José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo.

Beatificado em 1980 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco, José de Anchieta é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no País. Também foi o autor da primeira gramática da língua tupi e um dos primeiros autores da literatura brasileira.

GEDSC DIGITAL CAMERA

José de Anchieta foi canonizado em 2014 pelo Papa Francisco e há anos é lembrado em praça da Terra do Padre Victor

O jurista brasileiro, Ruy Barbosa, também foi lembrado durante a preservação do patrimônio público promovida pela Prefeitura. Localizado na Praça Getúlio Vargas, Centro da Cidade, o busto recebeu nova pintura que agora também destaca os detalhes que antes passavam despercebidos aos olhos destreinados.

Ruy Barbosa de Oliveira foi jurista, político, diplomata, escritor, filósofo, tradutor e orador. Foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Ele atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Foi deputado, senador, ministro. Em duas ocasiões foi candidato à Presidência da República, empreendendo a Campanha Civilista contra o candidato militar Hermes da Fonseca.

A fonte da Praça Dr. Tristão Nogueira era a revitalização mais aguardada pela população, já que muitos têm na memória as imagens da fonte iluminada durante a noite ou mesmo enfeitada pelos peixes ornamentais. Em breve ela será reinaugurada e devolvida à população com toda a sua beleza e luminosidade.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Fonte durante obras de revitalização; valorização e preservação do patrimônio público

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Três Pontas)

 

Previous post

Há vagas em Três Pontas

Next post

Morre trespontano que se acidentou na Avenida Ipiranga