OutrosPolítica em Três Pontas

Presidente da Fepesmig/Grupo Unis anuncia chegada do Colégio Travessia em Três Pontas

Câmara de Três Pontas presta homenagem à Fepesmig Grupo Unis 3.jpg

De acordo com o Presidente da Fepesmig, Stefano Barra Gazzola, Colégio Travessia começará com o Ensino Médio e, depois, deve caminhar para o atendimento ao nível Fundamental

Notícia veio do Professor Stefano Gazzola ao receber Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores em solenidade que também homenageou o professor João Victor Mendes 

A rede particular de ensino de Três Pontas será ampliada a partir do ano letivo de 2016. Está chegando à Cidade, o Colégio Travessia, voltado inicialmente ao ensino médio. A escola será instalada na Praça D’Aparecida, no mesmo prédio da Faculdade Três Pontas (Fateps).

Foi o Presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig) – mantenedora do Grupo Unis – Professor Stefano Barra Gazzola – quem deu a notícia. O anúncio aconteceu logo depois que ele recebeu Moção de Aplausos e Congratulações, na noite de segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores do Município.

De acordo com o Mestre, o Conselho Estadual de Educação já aprovou a proposta. “Se a procura for grande teremos um processo seletivo, mas o que nós queremos para esta Cidade é o mesmo que temos no Colégio Alfha, em Varginha, com o Sistema de Ensino Poliedro”, revelou. É uma referência importante. O Alpha conquistou a segunda melhor nota do Enem 2015 em Varginha, atrás apenas do Colégio Marista. Em um ano, subiu cinco posições no ranking. 

Fateps 1

Prédio da Fateps, no Centro de Três Pontas, onde também funcionará a nova escola, no período diurno, ano que vem

Ainda segundo o Professor, o nome Travessia é uma homenagem ao cantor e compositor, Milton Nascimento, que se tornou um dos mais respeitados artistas da Música Popular Brasileira, propagando o nome de Três Pontas pelo Brasil e pelo mundo.  “Esta é uma forma de referenciarmos o nosso eterno poeta Milton Nascimento que retrata o espírito de todo mineiro, de todos nós que moramos nesta região”, completou.

Desde o final de 2004, o Grupo Unis – renomado no ensino superior, investe também na educação básica. “Nossa vocação é o ensino de qualidade, seja em que nível for. Quem nos abraçou primeiro foi Três Pontas, então, tudo que trazemos para cá é uma retribuição. Este Município sempre estará nos nossos planos de avanço”, disse Gazzola. 

Recompensa

O abraço ao qual Gazzola se refere foi no ano de 2002 quando a Fepesmig sentiu a necessidade de ampliação, mas encontrou barreiras justamente em sua cidade sede e, ao contrário, Três Pontas abriu portas para que a Fundação implantasse sua primeira instituição de ensino superior fora de Varginha. Nascia a Fateps, oferecendo Licenciatura em Normal Superior e Bacharelado em Administração. Hoje, os cursos são Administração, Direito e Pedagogia, além da pós-graduação em Psicopedagogia e do curso técnico de Logística – este com 80 alunos. Em processo de discussão está a implantação de graduações na área da saúde, em atendimento à demanda já levantada pela própria comunidade. 

Atualmente, o Grupo Unis é formado pelo Colégio Alpha (Varginha), Colégio Nova Geração (Três Corações), Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha), Faculdade Betim (Fabe), Faculdade Três Pontas (Fateps), Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e Unidade de Pouso Alegre.

Câmara de Três Pontas presta homenagem à Fepesmig Grupo Unis 6.jpg

Após receber a homenagem, João Victor, relembra os esforços de lideranças em prol da instalação da Fateps, primeira unidade de ensino superior da Fepesmig, fora da sede Varginha

A homenagem

Reconhecer os avanços obtidos por Três Pontas e região através dos 50 anos de atuação da Fepesmig. Foi com este intuito que a Câmara Municipal fez homenagem ao Presidente Stefano Barra Gazzola.

O Diretor de Relações Institucionais e Professor, João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, também recebeu Moção de Aplausos e Congratulações. Em todos os pronunciamentos da noite, inclusive por Gazzola, o trespontano foi elogiado como um dos principais responsáveis pela conquista da Fateps, consequentemente pelo fortalecimento do Grupo Unis. À época, João Victor era Secretário Municipal de Educação.

“É uma alegria muito grande, é um momento de agradecimento porque a semente que foi plantada há 50 anos pela Fepesmig, 13 anos aqui em nossa Cidade está dando frutos em Três Pontas e em vários locais de Minas e do exterior. Me sinto muito honrado em receber a homenagem”, registrou.

João Victor se lembrou de muitas outras pessoas que, garantiu, contribuíram para que o sonho se tornasse realidade. Neste contexto, ele e demais autoridades destacaram o empenho da ex-Prefeita, Adriene Barbosa, hoje Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Câmara de Três Pontas presta homenagem à Fepesmig Grupo Unis 5.jpg

Momento de alegria – Moção de Aplausos e Congratulações reconhece esforço de João Victor pelo desenvolvimento de TP e região por meio da educação

Entre as pessoas que prestigiaram a solenidade estavam o Diretor da Fateps, Evandro Marcelo dos Santos, coordenadores de cursos e alunos. À convite do Presidente do Legislativo, Luis Carlos da Silva (PPS) ocuparam as bancadas ao lado dos vereadores, os Presidentes da OAB local e da Associação Comercial, Luciano Reis Diniz e Michel Renan Simão Castro. Também comparecem ex-vereadores, representantes do Sest Senat, lideranças políticas, incluindo o Médico, Dr. Luis Roberto Laurindo Dias – que disputou nas eleições de 2012 a cadeira de prefeito de Três Pontas.

Previous post

Guapé recebe a penúltima etapa classificatória do 45º Festival Nacional da Canção

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas