Outros

Prevenção – SMMA providencia a retirada de duas árvores na Avenida Barão da Boa Esperança

Temporal Atinge Três Pontas 6

Árvore doente sobrevive a temporal do início do ano, mas foi posteriormente retirada por apresentar risco de queda (Foto: arquivo)

Duas árvores foram recentemente retiradas na Avenida Barão da Boa Esperança, no Bairro Catumbi, em Três Pontas. Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), elas foram avaliadas pela equipe técnica do departamento e ficou constatado que estavam doentes e com os caules apodrecidos, oferecendo risco de cair com chuvas e ventos mais fortes. 

Ainda de acordo com a Secretaria, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) foi informado sobre a situação das árvores, através de fotos e cópia do diagnóstico feito pelos técnicos. O órgão concordou com a necessidade e aprovou a retirada.

As espécies serão substituídas por outras de menor porte. O plantio acontecerá no período chuvoso, conforme afirma a Secretaria.

Queda

Na noite de 5 de janeiro, um temporal atingiu a Cidade e a maior árvore do canteiro central da Avenida Barão da Boa Esperança foi arrancada pelas rajadas de vento. Ela caiu sobre duas casas e em uma danificou o telhado, dois cômodos e provocou rachaduras. Não houve feridos.

Temporal Atinge Três Pontas 2

Árvores da Avenida Barão da Boa Esperança passam por avaliação técnica; as que apresentam algum problema que compromete a segurança, são substituídas, gradativamente (Foto: arquivo)

Com a queda da árvore, dois postes de luz também foram abaixo e um terceiro ficou bastante danificado, exigindo a substituição pela Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais).

No dia seguinte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou que uma vistoria deveria ser feita por biólogo com ajuda de engenheiro agrônomo ou florestal em todas as árvores da Avenida e em algumas que ornamentam praças da Cidade. Explicou ainda que toda árvore diagnosticada como perigosa, ou seja, doente, podre ou rachada – oferecendo risco visível aos moradores e a quem trafega pelo local – será substituída por árvore de menor porte, passando o corte por análise do Codema. Assim tem sido feito o trabalho. 

 

 

 

 

Previous post

Medalha da Inconfidência – Membros do PT, Ministros e Líder do MST estão entre os homenageados

Next post

Sábado tem Oficina das Estrelas em Três Pontas