Outros

Sábado tem Oficina das Estrelas em Três Pontas

Oficina das Estrelas em Três Pontas 1

Oficina das Estrelas será realizada no Campo do TAC, com entrada gratuita (Foto: enviada pela AATP)

No Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, Três Pontas recebe uma notícia muito interessante. Todas as pessoas que desejarem reparar a lua, os planetas, enfim, o céu – bem mais de perto – terão esta oportunidade.

A equipe do Projeto Magia da Física e do Universo, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), estará na Cidade no próximo sábado (25) para concretizar a Oficina das Estrelas. No trabalho consta a observação do satélite natural da Terra, dos astros que compõem o sistema solar. Para possibilitar que os curiosos vejam em maiores detalhes a beleza do universo, o grupo vai trazer um telescópio.

Popularmente conhecido como Campo do TAC, o Estádio Municipal Ítalo Tomagnini sediará a Oficina. O evento será aberto às 18 horas, com apresentação de um documentário. A entrada é de graça.

O evento tem apoio da Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP) e parte da entidade o convite para que a comunidade aproveite esse momento especial.

Chuva de meteoros está em andamento e pode ser vista a olho nu

Uma chuva de meteoros das Lirídeas teve início no dia 19 e se estende até sábado (25), conforme anunciou a equipe do Projeto Magia da Física e do Universo, através da Assessoria de Comunicação da Ufla. Foi publicado no site da Universidade que o fenômeno está ativo de meia noite até o amanhecer, na constelação de Lira (Norte). Neste período, pode ser observado até 20 meteoros por hora.

O Coordenador do Projeto, José Alberto Casto Nogales Vera, que é Professor do Departamento de Física (DFI) da Ufla, informa que é possível contemplar a chuva de meteoros das Lirídeas a olho nu. Ele recomenda olhar para a direção Norte e a dica é escolher locais que estejam longe das luzes da cidade ou de outras fontes que ofuscam as luzes do fenômeno.

A Magia da Física e do Universo

Criado em 2009, o Projeto integra ensino e pesquisa científica, além de incluir atividades dirigidas a escolas da região e apoio à população em geral. Despertar a curiosidade e o interesse das pessoas sobre o funcionamento do universo está entre os desafios que a equipe vence com entusiasmo.

No último dia 10, por exemplo, o grupo realizou a IV Feira de Ciências e Tecnologias no Município, 2ª Edição Três Pontas. Na visita, apresentou vários Experimentos de Física que encantaram os alunos da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira.

Ao lado de José Alberto coordena o Projeto a Professora Karen Luz Burgoa Rosso. O Magia da Física e do Universo tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Museu de História Natural da Ufla, além de contar com a colaboração das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

O Dia da Terra

Terra 1

(Ilustrativa Net)

Em 1970, o senador norte-americano, Gaylord Nelson, liderou uma manifestação com o objetivo de levar à criação de uma agenda ambiental. Duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades participaram e obtiveram sucesso. O Governo dos Estados Unidos, diante da pressão social, criou a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Assim, o senador e ativista ambiental, criou o Dia da Terra, visando implantar a consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.  

Somente em 2009 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado em 22 de abril.

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Prevenção – SMMA providencia a retirada de duas árvores na Avenida Barão da Boa Esperança

Next post

Cultura confirma, vem aí Zezé di Camargo e Luciano e outras atrações