Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEsporte em Três Pontas

Prodígio: Trespontano joga handebol profissionalmente desde os 14 anos

Jessica Mesquita Silva

Uma quadra, o sinal do apito para iniciar a partida, o pique constante da bola no chão e as tentativas de acertar o gol não são pra qualquer um. Mas, foi a adrenalina do handebol que fez com que o trespontano Yan Moreira Reis Marciano apostasse no esporte.

De acordo com o atleta, o reconhecimento veio durante a sua primeira participação no Campeonato Mineiro de 2015, em Varginha (MG). Ele lembra que à época, o time de Montes Claros (MG) lhe fez uma proposta para jogar pela categoria de base. “Foi nesse momento que percebi que poderia me dedicar ao handebol profissionalmente”, afirma.

O trespontano Yan Moreira e o delegado do campeonato mineiro de Clubes de 2017 durante entrega de prêmio de jogador destaque da partida

Hoje, Yan Moreira está com 16 anos, mas iniciou a carreira aos 14. Em dois anos, o jovem já conquistou vários títulos entre eles: Campeão Mineiro Infantil por Varginha em 2015, a primeira colocação no Campeonato Mineiro de 2016 pelas categorias cadete, juvenil e júnior. E, no ano passado, as medalhas de ouro também pela categoria juvenil e de prata pela cadete.

Jogos escolares

Yan Moreira também conquistou boas classificações em campeonatos escolares. Em 2014 e 2015, antes de ser descoberto, o jovem defendeu a Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, conquistando o primeiro lugar na etapa microrregional da competição. No mesmo ano, o time trespontano conquistou a prata na etapa regional.

Mudanças

Assim que aceitou a proposta do time de Montes Claros, Yan enfrentou um grande desafio: sair da casa dos pais e ter que morar sozinho. O jovem conta que no início não foi fácil, mas que ao fazer amizade com um outro atleta, as coisas ficaram mais fáceis. “Quando me mudei, meus pais foram junto para conhecer o lugar”.

Pelo time de Montes Claros, veio a medalha de ouro pelo Jogos Estudantis de 2016, pela categoria microrregional e regional. Já na etapa estadual da competição, o time ficou com a segunda colocação.

No ano passado, mais reviravoltas: Yan Moreira passou a jogar por Santa Vitória (MG) e teve que mudar para cidade do time.

O trespontano Yan (terceiro em pé), da direita para a esquerda e demais jogadores do time de Santa Vitória

Mais vitórias

Com o novo time, o trespontano foi mais longe: venceu a Copa Anápolis, disputada em Goiás.

Inspirações e metas

Apesar de parecer contente com os resultados já obtidos, Yan reforça que tudo só foi possível com o apoio dos treinadores Camila Pereira, Moisés Miari e de seu professor de educação física. “Meus pais, familiares, treinadores e amigos me influenciaram e muito a seguir no esporte”, agradece.

Daqui para frente, o jovem espera trocar de categoria, treinar bastante e evoluir no esporte.

Previous post

Delegacia da Polícia Civil Regional de Varginha está sob novo comando

Next post

Você sabe quais farmácias estão de plantão em Três Pontas?