Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Proteja os seus filhos de 0 a 14 anos: a vacina é de graça!

Proteja os seus filhos de 0 a 14 anos. Vá com eles até o dia 30 de outubro à Unidade Básica de Saúde mais próxima, respeitando as orientações de prevenção ao Coronavírus, e garanta a imunização.

O chamamento vem da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas (SMS). Os profissionais convocam os senhores pais/responsáveis para que zelem ainda mais pelo crescimento saudável das crianças nessa faixa etária, que formam o público-alvo da Campanha de Multivacinação  que está em andamento em todo o país.

Crianças menores de 5 anos de idade devem receber a dose preventiva contra a Poliomielite. Também chamada de Polio, de Paralisia Infantil é uma doença causada por vírus que ataca o sistema neurológico podendo causar paralisia dos movimentos musculares. A Síndrome de Pós-Polio reduz a qualidade de vida e exige adaptações.

Entre os fatores de risco para a Poliomielite está a falta de vacinação (Foto: Divulgação)

No Brasil, não há casos registrados de Poliomielite desde 1989, mas o vírus circula em 23 países. Com a cobertura vacinal baixa por aqui, a possibilidade de reintrodução da doença é grande, por isso, existe a necessidade de vacinar a garotada.

Neste sábado tem vacinação 

Neste sábado (17) será o Dia D da Campanha, quando as unidades de saúde estarão abertas para a vacinação. Em Três Pontas, as salas funcionarão das 8 às 17 horas.

“Lembre-se de levar o cartão de vacinação de cada um e cuidar deste documento com carinho o ano todo”, destaca a enfermeira Lara Miranda da Silva, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no município.

Ela explica que durante a Campanha, também estão sendo imunizadas crianças e adolescentes até 14 anos contra outras doenças, com o objetivo de diminuir o risco de transmissão de várias enfermidades. Daí a importância de apresentar a caderneta de vacinação: colocar o documento em dia é assegurar a saúde física (e até mental e social) desses pequenos cidadãos.

“Cartão em dia, saúde protegida”

Covid-19

Em função da Covid-19, as salas de vacinação são separadas e higienizadas especialmente e a equipe de aplicação está usando todos os equipamentos de proteção recomendados.

Previous post

Sebrae Minas e AMM apresentam propostas para desenvolvimento dos municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí

Next post

PM localiza objetos furtados de casa no Centro de Três Pontas, prende autor e receptadores