Utilidade

Responsabilidade Social – Associação Comercial de Três Pontas abraça campanha e arrecada cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade

Geradoras de emprego e renda, empresas de Três Pontas são também destaque quando o assunto é solidariedade. Convidados a participar de um movimento em prol de cidadãos carentes, o comércio, a indústria, prestadores de serviços abraçaram a causa e mais uma vez comprovaram que praticam um dos tripés da economia sustentável: a responsabilidade social.

Nesta sexta-feira (19), a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (Acai-TP), realizou a entrega de mais uma remessa de cobertores ao Comitê de Segurança Alimentar. De acordo com os coordenadores, a adesão da Acai-TP “turbinou o movimento”, assegurando dezenas de unidades que já estão sendo distribuídas às famílias de baixa renda cadastradas e, portanto, tornando o frio menos doloroso nessas residências.

Momento de entrega de cobertores: Ronne Brito (Assistência Social), Vandernilson Cardoso (Lojas Tiãozinho Vermelho), Alex Tiso (Secretário Municipal de Cultura), Greyce Pieve (representando a ACTA) e Josiele Carneiro (representando a Acai-TP)

O presidente da Acai-TP, Bruno Dixini Carvalho, explica que durante o Festival “Canto Aberto”, que mobilizou a cidade por vias virtuais, a própria comunidade foi convidada a ajudar.  A proposta era a seguinte: para cada dez cobertores doados, a Associação Comercial acrescentaria um. “O resultado foram 350 vindos da população somados a 35 da instituição que representa o nosso comércio. Acreditamos que foi uma parceria de sucesso principalmente porque a população correspondeu ao nosso chamado, e isso significa que a Associação Comercial tem credibilidade, que o nosso povo confia na seriedade e na transparência do nosso trabalho”, registra Bruno, em tom de agradecimento.

Completando, o administrador e gerente de Negócios da Acai, Helio de Carvalho Junior, afirma que quem também aderiu foram os integrantes da Associação Cultural de Três Pontas e Adjacências (ACTA), uma das grandes cooperadoras de projetos desenvolvidos, entre outros, pela Acai-TP. A ACTA conseguiu realizar a doação de 50 cobertores ao Comitê.

A campanha aconteceu entre os dias 4 e 12 de junho, contando ainda com a participação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Três Pontas (Condes-TP), Prefeitura Municipal, Festival Canto Aberto, Bella Ideia e Sentinela FM. Vários supermercados e lojas contribuíram também como pontos de arrecadação.  

Segundo o Comitê de Segurança Alimentar, 600 famílias estão cadastradas e o projeto “Cobertores” é ousado. A representante, Ana Cláudia Brito Abreu, explica que a ideia já em prática é atender à demanda de cada um desses núcleos familiares. O movimento ultrapassou a meta inicial de 500 unidades e a distribuição está sendo feita por seis equipes voluntárias que atuam na cidade em ações sociais e caritativas, seguindo a ordem de cadastro do Comitê.

“O apoio dos parceiros foi fundamental para esse sucesso. Estamos adotando práticas que aliam planejamento e coordenação para melhor aplicação de recursos públicos e privados. Esse é o caminho! E os resultados, colhemos todos!”, descreve a representante.

O Comitê de Segurança Alimentar

O Comitê de Segurança Alimentar de Três Pontas foi criado com a intenção de atuar enquanto durarem as medidas de isolamento decretadas, referentes à suspensão das aulas nas instituições de ensino e consequente cancelamento da oferta de merenda escolar, na tentativa de amenizar os problemas acarretados pela pandemia Covid-19.

As famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas e divididas em seis regiões urbanas, estão recebendo cestas com alimentos não perecíveis, hortifrutigranjeiros, leite – contendo, portanto, alto valor nutricional – e também cobertores, produtos de higiene e ração para animais domésticos. Além dessa ajuda, contam com apoio ao cadastramento para recebimento da renda básica emergencial, e informações relevantes sobre medidas de proteção e prevenção de doenças.

Participam do Comitê representantes de diversos segmentos da sociedade civil que atuam em conjunto com autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Previous post

Cocatrel participa da Feira Digital Coccamig Café com TV

Next post

Em Três Pontas, farmácias atendem em sistema de plantão hoje e neste domingo