Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutros

Sala Mineira do Empreendedor é inaugurada em Três Pontas

Arlene Brito

Os trespontanos que desejam informações e orientações sobre como abrir uma empresa, como se cadastrar e entrar para a lista de fornecedores da Prefeitura, que precisam de alvará e de alvará sanitário ou ainda necessitam ajuda para elaborar e enviar a Declaração Anual do Simples Nacional já podem se dirigir à Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP). Estes são apenas alguns serviços que começam a ser prestados na Sala Mineira do Empreendedor, inaugurada na manhã desta segunda-feira (9).  

Gerente Sul do Sebrae MGA Sala, fruto da união do Sebrae-Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais ( Jucemg), Prefeitura e Acai-TP tem o objetivo de melhorar o atendimento ao empreendedor, desburocratizando o processo de abertura e até auxiliando na solução de problemas, por exemplo, fiscais, junto ao município. É uma iniciativa importante para o desenvolvimento da economia de Três Pontas e região, conforme explica o gerente Sul do Sebrae, Rodrigo Ribeiro Pereira. “O projeto é interessantíssimo porque agiliza; existem Salas abrindo empresas em seis dias e, dependendo do caso, em 12 horas. O empreendedor não precisa se dirigir a vários setores. Ele consegue resolver as partes burocráticas de Junta Comercial e Prefeitura e ainda receber na Sala Mineira, orientações para o negócio”, destaca.

O gerente informa que o Sebrae atua em duas linhas: na gestão dos negócios – diretamente com o empresário e o trabalho de melhorar o ambiente para o desenvolvimento dos negócios e, aqui, entram as políticas públicas. A proposta é articular ações para “deixar o dinheiro rodando no próprio município e atrair novas empresas – o que é viabilizado pela desburocratização”, segundo Pereira.

Três Pontas: pioneira

Gestor de Projetos Sebrae MinasA solenidade reuniu várias lideranças no Auditório “Moacyr Pieve Miranda”. Também do Sebrae-MG, Arrison Nogueira Tavares conta que Três Pontas é a primeira cidade do estado a ter a Sala Mineira do Empreendedor abrigada por uma associação comercial. “Além dos três elementos – Sebrae, Junta Comercial e Prefeitura – aqui temos o elemento Acai defendendo os interesses do empresário”.

O analista e gestor de Projetos enfatizou que as lideranças trespontanas fazem as coisas acontecerem, então, concluiu, o Sebrae é parceiro de todas as horas.

“Na Acai, terá sequência”, defende prefeito

Prefeito de Três Pontas dr. Luiz RobertoPara o prefeito de Três Pontas, Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD), o município deixou de ser referência em diversos aspectos devido principalmente à mentalidade passiva. Para retomar o crescimento, analisa o gestor municipal, é preciso que a Prefeitura ande ao lado das instituições, com faz agora ao abraçar a Sala Mineira.

Considerando o novo espaço um bem do povo, Dr. Luiz Roberto elogiou a iniciativa da implantação nas dependências da Associação Comercial. “Estando aqui, este projeto terá sequência, independente do governante. Nós somos apenas a ferramenta, queremos que funcione e somos parceiros porque prefeito não tem partido, tem cidade”, defendeu.

Sala Mineira do Empreendedor de Três Pontas; público na inuguraçãoEmpolgado, o prefeito fez um longo discurso, destacando em determinado momento que o servidor público, João Augusto Pereira Junior foi oficialmente parabenizado pela dedicação com que atuou, levantando as possibilidades de trazer uma Sala Mineira do Empreendedor para a Terra de Padre Victor.

União de forças em nome do desenvolvimento

Presidente da Acai TP Bruno CarvalhoEm sua fala, o presidente da Acai-TP, Bruno Dixini Carvalho, elogiou o interesse dos segmentos que se unem para fazer a Sala Mineira do Empreendedor acontecer. Ele acredita que o novo espaço será fundamental para que negócios nasçam dentro da maior possibilidade de acertos, já que estarão assessorados.

Bruno Carvalho lembrou que o antecessor, Michel Renan Simão Castro, já propunha buscar o recurso junto ao Sebrae visualizando o avanço para a cidade que, almejam os envolvidos, venha com a simplificação dos processos.

“O comércio é um grande impulsionador da nossa economia, então, temos que nos desprender das vaidades, debater em cima desta semente plantada. Três Pontas é este terreiro fértil, graças ao conjunto de apoios e nós temos a honra de abrigar aqui a Prefeitura e Junta Comercial”, finalizou.

Também se dirigiram à tribuna, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Sebastião de Fátima Cardoso – que destacou a facilidade para pequenos empreendedores que têm mais uma ferramenta de crescimento – e o 1º secretário da Acai-TP, o ex-presidente Michel Renan. “Esta ação traz celeridade aos empresários que fazem este país e o Sebrae é indispensável quando o assunto é oferecer serviços de qualidade. Que todos possam multiplicar a ideia de focar no trabalho para darmos meios de geração de emprego e recursos”, registrou Castro.

Onde?

A Sala Mineira do Empreendedor fica na Rua Afonso Pena, 33 – Centro. Conheça alguns atendimentos nela prestados.

Orientações e informações

  • Processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal)
  • Processo de licenciamento municipal (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente)
  • Cadastramento como fornecedor da prefeitura
  • Participação nos processos de compras públicas municipais
  • Mapa de oportunidades para o empreendedor

Serviços

  • Consulta de viabilidade
  • Protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas
  • Emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa
  • Formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)
  • Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN SIMEI
  • Entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento.

Capacitações

  •  Programação de capacitações Sebrae Minas, Jucemg e entidades parceiras.

Saiba mais: Semana do Empresário é uma das ações desenvolvidas pela Acai-TP para o fortalecimento do setor 

Previous post

Justiça

Next post

Violência Contra a Mulher - Hoje é dia de lançamento do Parlamento Jovem, em Três Pontas