Outros

Saneamento básico e luta contra o Aedes aegypti são foco da Campanha da Fraternidade

Campanha da Fraternidade 2016 2

Foi aberta na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (10), em Brasília, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Neste ano, o movimento traz o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

Realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Campanha tem foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. De acordo com o Bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, Dom Francisco Biasin, a meta é “chamar a atenção sobre o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, sobretudo, dos mais pobres”. O Bispo destaca que o atual modelo econômico, baseado no lucro, deve mudar, pois não favorece a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável para a humanidade.

Segundo dados divulgados pelo Conic, mesmo entre as maiores economias do mundo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. O País tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo. “O objetivo, portanto, da Campanha da Fraternidade Ecumênica é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, sobretudo, os últimos e os pequenos, a partir da nossa fé, para favorecer políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum que é a natureza, a terra onde nós vivemos”, acrescenta Dom Biasin.

A Campanha está em sintonia com o Conselho Mundial das Igrejas e com o Papa Francisco, que lançou a Laudato Si. Na encíclica, apresentada em junho de 2015, o Sumo Sacerdote critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Todos Contra a Dengue 1Contra o Aedes aegypti

“Com um grande mutirão, que envolva todos os setores da sociedade, seremos capazes de vencer estas doenças que atingem, sem distinção, toda a população brasileira”. A convocação da CNBB é para que toda a Igreja do Brasil continuei e intensifique a mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do vírus Zika e do Chikungunya.

Na mensagem, a CNBB afirma que “sem uma eficaz política nacional de saneamento básico, fica comprometido todo esforço de combate ao Aedes aegypti” e defende ainda que seja garantida, com urgência, a assistência aos atingidos por estas enfermidades, sobretudo, às crianças que nascem com microcefalia e suas famílias.

“O estado de alerta, contudo, não deve nos levar ao pânico, como se estivéssemos diante de uma situação invencível, apesar de sua extrema gravidade. Tampouco justifica defender o aborto para os casos de microcefalia como, lamentavelmente, propõem determinados grupos que se organizam para levar a questão ao Supremo Tribunal Federal num total desrespeito ao dom da vida”, é mais um trecho da nota assinada por Dom Sérgio da Rocha (Arcebispo de Brasília/DF e Presidente da CNBB), Dom Murilo Krieger (Arcebispo de São Salvador da Bahia/BA e Vice-Presidente da CNBB) e Dom Leonardo Steiner (Bispo Auxiliar de Brasília/DF e Secretário Geral da CNBB).

Embora cobre ações efetivas do poder público, a CNBB destaca que o compromisso de cada cidadão também é indispensável na tarefa de erradicar o mosquito.

logo_Conic_novaParcerias

O Conic é constituído pelas Igrejas Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). 

Compõem a Comissão da CFE 2016 o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), a Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil.

A Campanha também tem o apoio da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina. 

Campanhas Ecumênicas

A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, abordou “Solidariedade e Paz” e “Felizes os que promovem a paz”. A Campanha de 2010 tratou da “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. 

Abaixo, você confere o Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2016

(Letra: José Antônio de Oliveira / Música: Adenor Leonardo Terra)

(Fontes: CNBB/Wikipedia)

Previous post

Prefeitura de Varginha abre processo de seleção simplificada para contratação de Mãe Social

Next post

Resgatados corpos de pai e filho que se afogaram em açude, na cidade de Elói Mendes