Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Secretaria de Meio Ambiente, Geagro e Compre Plantas presenteiam Três Pontas com árvores

Arlene Brito/Fotos: Paulo Prado

Os olhos dos trespontanos estavam voltados principalmente para as comemorações do Aniversário de Morte de Padre Victor, quando outra ação também muito importante para Três Pontas aconteceu. Na sexta-feira, 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de árvores em pontos distintos da cidade. A Praça do Centenário, na região Central, foi um dos espaços públicos presenteados com muda de Ipê Amarelo.

De acordo com o secretário, Paulo Vitor da Silva, um levantamento mostra que na área urbana de Três Pontas existe um déficit de árvores, por isso, um projeto de reestruturação foi elaborado e já começa a ser colocado em prática. A expectativa é fazer o plantio de 3.000 mudas, muitas delas em substituição à plantas doentes, ocas e que podem até colocar a segurança das pessoas em risco. “Vamos também plantar em áreas de preservação ambiental, inclusive, em atendimento à determinação do Ministério Público. Vamos plantar e vamos cuidar para que nossa cidade se torne mais arborizada, mais atraente e com maior qualidade de vida para todos”, registra o secretário. 

Outro local escolhido para o plantio foi a Fazenda Pedra Negra, localizada entre os municípios de Três Pontas e Varginha. Para representantes da Geagro, empresa que teve a iniciativa de colaborar com a natureza e região, “o gesto se tornou gratificante para a equipe e para a propriedade rural que abraçou a ideia.  A paisagem da Fazenda ficará ainda mais bonita e o ato, simples, será de grande valor para a população e todo o ecossistema”.


Sintonize mais: Meio Ambiente – APELF Realiza 2ª Etapa Do Projeto Mata Ciliar De Furnas E Conta Com Apoio Da Compre Plantas, De Três Pontas


As mudas de Ipê, Jacarandá, Quaresmeira e Copaíba foram doadas pela Compre Plantas, maior viveiro de produção de plantas nativas e ornamentais do Sul de Minas. A empresa brota em terras trespontanas já carregando um diferencial: o proprietário, Sávio Martins, é apaixonado pela natureza com a qual mantém contato constante, inclusive para “recarregar as pilhas” semanalmente.  O carinho todo especial, revela o empresário, vai para as árvores, sendo assim, ele é um estudioso destes seres incríveis e tem ‘Know-how’ para indicar as melhores espécies para atender à demanda de cada cliente.

A prática de produzir e plantar começou quando ele tinha 13 anos porque, embora ainda criança, já conhecia os benefícios da preservação do meio ambiente, por exemplo, para que haja clima ameno e abundância de água à medida que as árvores protegem nascentes. Outro aspecto que destaca é o de áreas de vegetação estruturada atraírem pássaros, presenças que “além de agradar aos olhos e ouvidos são fundamentais para o equilíbrio ambiental”.

O ecologista e empreendedor Sávio Martins, o colaborador da Compre Plantas, Caio e o servidor da Prefeitura, Clayton Frota auxiliaram nos plantios feitos em comemoração ao Dia da Árvore. 

Previous post

Projeto Arte-Terapia: “De Poeta E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco”

Next post

Eleições 2018 - Eleitores de Belo Horizonte e cidades onde a biometria não é obrigatória poderão votar normalmente