Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoOutrosQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Sem venenos, sem adubação química e sem agrotóxicos – Neste sábado tem Feira Agroecológica em TP

Neste sábado (10) será realizada a 3ª edição da Feira Agroecológica, evento que começa a despertar o interesse dos trespontanos que dão preferência aos produtos alimentícios de qualidade diferenciada. Neste caso, produzidos no sistema agroecológico, sem venenos, sem adubação química e sem agrotóxicos.

A Feira terá início às 16 horas, na Praça do “Centenário”. Nas bancas, produtores irão comercializar frutas e hortaliças, dentre elas, alface, brócolis, repolho, beterraba, chuchu, rabanete, couve, couve-flor, limão Taiti e limão siciliano.

Novidade

Uma das novidades da Feira Agroecológica de hoje será a comercialização dos cafés da COOPFAM (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo).

Conforme divulga a Cooperativa, o “Café Familiar da Terra” é um café especial, cultivado e colhido em terras de altitude superior a 1.000 metros; é o fruto do trabalho de 300 famílias produtoras e da COOPFAM, referência mundial em Café Orgânico e Comércio Justo. O sistema produtivo é sustentável, com princípios e normas certificados pelo Fair Trade e Cafeicultura Orgânica.

O trespontano Osvaldo Junior explica que a Associação de Agricultores Agroecológicos do Grupo RAES – Rede de Agroecologia e Economia Solidária (CooperRAES) – realizadora da Feira, e a COOPFAM são associadas à Orgânicos Sul de Minas (OSM), uma Central de Associações responsável pelo SPG que cuida do processo de certificação orgânica participativa. “Mantemos no processo um Grupo de Trabalho de Comercialização, onde estamos integrando as associações nos processos de vendas e representação. A primeira intenção é o fortalecimento das Feiras Orgânicas e Agroecológicas, oferecendo uma maior disponibilidade de produtos de origem orgânica”, esclarece o produtor.

Mais atrações

Na 3ª edição da Feira Agroecológica, haverá palco livre para apresentação de artistas da cidade. O músico Paulo Vitor, por exemplo, levará seu som para embalar o público. Também na programação está uma aula de Yoga com Tamiris Martins.

Para concretizar a Feira, aCooperRAES conta com o apoio da Prefeitura de Três Pontas.

 

Previous post

Dia de Cooperar: vem aí mais uma ação em prol da Santa Casa de TP

Next post

Desaparecido – família procura por André Henrique Campos